Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24439
Título: Cariri Ocidental Paraibano em sua Geografia Socioeconômica: a importância do recorte de uma região
Autor(es): Guimarães, Pablo Mickael Ferreira
Palavras-chave: Geografia
Cariri Paraibano
Regionalização
Data do documento: 19-Ago-2021
Resumo: Esta pesquisa tem por finalidade defender a importância do recorte de uma região com espectro para o Cariri Ocidental Paraibano. Este feitio no espaço que é a delimitação da porção terrestre por meio de uma sociedade singular, com atividades econômicas e políticas e a enculturação. A pesquisa teve como metodologia quanti/qualitativa e fundamentação teórica como o estudo de levantamento bibliográfico baseado em trabalhos bem fomentados e também referenciados e coleta em campo por informações geoeconômicas do Cariri Ocidental. Entre os autores que foram base, encontra-se personas locais do estado da Paraíba a exemplo; Mariano Neto (1999) por meio de uma dissertação e Sousa (2008) uma tese, ambos com amplitude da regionalização do distinto Cariri. E autores que conceituam e trabalham a categoria região, a exemplo do trabalho de pesquisadores mineiros Cunha, Simões e de Paula (2005), Corrêa (1987), Geiger (1987) publicado na Revista Brasileira de Geografia. Tendo como criticidade acerca da substituição da nomenclatura de classificação de Mesorregião e Microrregião por regiões Intermediárias e Imediatas com base nas referências bibliográficas de Silva (2018) e IBGE (2017). A região do Cariri Ocidental comporta-se dezessete municípios com mais de uma centena de milhares de pessoas residindo neste recorte, contribuindo com a agricultura familiar, projetos de médio porte de atividades agropecuárias, setor de serviços privados para dinamização de mercadorias e um setor de serviços público atuante, principalmente, na manutenção e promoção de empregos assalariados de forma contínua, seja efetivo ou temporário por meio de contratos. Portanto, referindo-se ao “desnorte” adotado a partir de 2017, em que, as políticas para administração do território mudam a nominata, deixando de proporcionar o avanço regional para contemplar a influência globalizadora.
Descrição: GUIMARÃES, Pablo Mickael Ferreira. Cariri Ocidental Paraibano em sua Geografia Socioeconômica: A importância do recorte de uma região. 2021. 45f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande. 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24439
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pablo Mickael Ferreira Guimarães.pdfPDF - Pablo Mickael Ferreira Guimarães1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.jpegTermo de depósito210.51 kBJPEGVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.