Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24443
Título: Avaliação da síndrome metabólica em pacientes de um programa de cuidados farmacêuticos na cidade de Campina Grande-PB
Autor(es): Araújo, Jéssica Albuquerque
Palavras-chave: Distúrbios metabólicos
Hipertensão Arterial Sistêmica
Doenças Cardiovasculares
Cuidados farmacêuticos
Data do documento: 25-Mai-2021
Resumo: As alterações no estilo de vida da população estão contribuindo para o desenvolvimento de doenças como Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), Diabetes melittus (DM), obesidade e alterações relacionadas ao metabolismo dos lipídios (Dislipidemias). De acordo com a National Cholesterol Education Program (NCEP-ATP III), o indivíduo que apresentar, pelo menos três, dessas condições é considerado portador da Síndrome Metabólica (SM), desordem responsável pelo aumento da chance de infarto agudo do miocárdio (IAM) e de acidente vascular encefálico (AVE). Diante disso, o presente estudo visa avaliar a presença da SM e de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares nos pacientes usuários do Programa de Cuidados Farmacêuticos da Universidade Estadual da Paraíba (PROCUIDAF/UEPB), localizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bonald Filho, no bairro do Monte Santo na cidade de Campina Grande-PB. Foi realizado um estudo do tipo observacional, transversal e descritivo, durante o período de janeiro a abril de 2021, cujos os dados foram obtidos através de fichas cadastrais dos pacientes da UBS Bonald Filho nos arquivos do PROCUIDAF/UEPB e prontuários arquivados na UBS. Foram avaliados 40 pacientes, destes 30 (75%) foram diagnosticados como portadores da SM. Dos 30 portadores, 25 pacientes foram do gênero feminino e 5 do gênero masculino. A presença da SM foi evidenciada nas faixas etárias mais elevadas, onde 14 indivíduos apresentaram idade entre 60-69 anos e 11 indivíduos idade entre 70-79 anos e em pessoas inativas (52,5%). Em relação aos aspectos clínicos, 72,5% dos portadores da SM apresentaram HAS, 50% apresentaram DM e 47,5% apresentaram associação de HAS e DM. Dos indivíduos, 45% apresentaram triglicérideos elevados e 62,5% obesidade central alterada. Esses achados podem ser resultantes da modernização, que através da substituição do trabalho humano pela tecnologia e do consumo excessivo de comidas industrializadas, favorece a presença da obesidade, que tem se instalado em grande parte da população, desencadeando vários distúrbios metabólicos. O tratamento da SM consiste na associação de terapia medicamentosa e terapia não medicamentosa e deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar visando a melhoria da qualidade de vida do paciente.
Descrição: ARAÚJO, Jéssica Albuquerque. Avaliação da síndrome metabólica em pacientes de um programa de cuidados farmacêuticos na cidade de Campina Grande-PB. 2021. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24443
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Albuquerque AraújoPDF - Jéssica Albuquerque Araújo1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito162.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.