Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24444
Título: Algumas consequências de topologia em análise: aplicações do Teorema do Ponto Fixo de Banach e do Teorema de Baire
Autor(es): Lima, Matheus Gabriel Nascimento
Palavras-chave: Topologia
Espaços métricos
Análise matemática
Data do documento: 20-Jul-2021
Resumo: Neste trabalho abordamos o Teorema do Ponto Fixo de Banach e o Teorema de Baire, teoremas clássicos da Topologia, bem como algumas de suas aplicações em Análise Matemática. Como consequência do Teorema do Ponto Fixo de Banach estudamos a existência e unicidade de solução para variados tipos de equações; enquanto o Teorema de Baire garante que todo espaço métrico completo é um espaço de Baire e, com isso, provamos que toda função contínua, de período 2 pi, pode ser aproximada por funções que não possuem derivada em qualquer ponto. Inicialmente estudamos resultados da Topologia Geral, que embasam as demonstrações de tais teoremas. Também tratamos de resultados da Topologia dos Espaços Métricos, especialmente dos Espaços Métricos Completos, os quais englobam o Teorema do Ponto Fixo de Banach e o Teorema de Baire.
Descrição: LIMA, Matheus Gabriel Nascimento. Algumas consequências de topologia em análise: aplicações do Teorema do Ponto Fixo de Banach e do Teorema de Baire. 2021. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24444
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Matheus Gabriel Nascimento LimaPDF - Matheus Gabriel Nascimento Lima619 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito281.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.