Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24452
Título: Mudanças nas representações sobre a mulher nos anúncios publicitários de cerveja: o que o feminismo tem a ver com isso?
Autor(es): Ferreira, Lucas Alexandre
Palavras-chave: Feminismo
Representação feminina
Anúncio publicitário
Data do documento: 24-Nov-2020
Resumo: Ao pensarmos na representação feminina em nossa sociedade, percebemos a constante problemática que o tema apresenta: O que é ser mulher em uma sociedade marcada durante tanto tempo pelo machismo? Atualmente, podemos observar que a representação das mulheres vem sofrendo grandes modificações, seja pelo espaço que elas batalharam para conseguir , seja pelo modo que a sociedade passou a definir o feminino. A partir dessas observações, analisarmos a representação feminina em alguns anúncios publicitários de cervejas da marca Skol e Budweiser, sobre o viés feminista de Beauvoir (2016), Butler (2003), Martinez (2014), Sabat (2001), e Tiburi (2018). Para tanto, elaboramos uma pesquisa bibliográfica que pudesse fundamentar o que nos propomos a analisar, ou seja, a modificação da representação da mulher em alguns nos anúncios publicitários de cerveja entre o final de 1950 e 2019, mediante o corpus estabelecido. Nossa pesquisa se justifica por que se faz necessário o estudo dessas modificações e de que modo o feminismo contribuiu para elas, no sentido de reverberar, no campo acadêmico e social, a luta das mulheres na construção de uma sociedade mais igualitária. Além disso, o estudo também observa quais características permaneceram ao longo do tempo nesses anúncios e quais foram descartadas, tendo como base as mudanças históricas e sociais vivenciadas pela sociedade, em decorrência do movimento feminista, a partir do século XX. Ao final desse artigo, podemos observar o quanto o corpo feminino vem sendo erotizado para produzir um efeito de sentido voltado para o consumo, sobretudo masculino e o quanto o feminismo modificou/contribuiu para as mudanças no modo de apresentar a mulher nas propagandas. Enquanto professor em formação, a reflexão feminista em torno dos objetos culturais, como a propaganda, é importante como um dos temas norteadores de uma educação cidadã, comprometida com a diversidade e com os direitos humanos.
Descrição: FERREIRA, L. A. Mudanças nas representações sobre a mulher nos anúncios publicitários de cerveja: o que o feminismo tem a ver com isso?. 2020. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24452
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Alexandre Ferreira.pdfPDF - Lucas Alexandre Ferreira1.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito169.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.