Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24468
Título: Trabalhando área de polígonos com o auxílio de material concreto
Autor(es): Barreto, Davidson dos Santos
Palavras-chave: Ensino de Matemática
História da Geometria
Polígonos
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Davidson dos Santos Barreto
Resumo: Este trabalho tem como tema o ensino de áreas de polígonos com o auxílio de material concreto. A geometria tem uma vasta aplicabilidade no cotidiano dos alunos, isso desperta uma curiosidade nos alunos que possibilita ao professor trabalhar com este tema de modo que as aulas se tornem mais atrativas. Inicialmente apresentamos um pouco da história da geometria com relação ao conceito de área. Em seguida, mostramos quais construções foram feitas com os alunos para que eles pudessem chegar a cada expressão para o cálculo de área. A aplicação do material foi constituída de três momentos: ao primeiro, foi feito a aplicação de um questionário para fazer o diagnóstico de qual conhecimento os alunos adquiriram apenas com as aulas expositivas; ao segundo, foi feita a aplicação do material em que a turma foi dividida em grupos onde cada um fez as construções com o auxílio do material; ao terceiro, foi feita a aplicação de um segundo questionário para analisar de forma quantitativa a influência que a utilização do material teve para cada aluno. O uso de materiais concretos faz com que as aulas saiam de um método tradicional, isso faz com que as aulas despertem interesse ainda maior pelo conteúdo apresentado, estimulando raciocínio lógico e dedutivo, promovendo uma melhor compreensão e aprendizado.
Descrição: BARRETO, Davidson dos Santos. Trabalhando área de polígonos com o auxílio de material concreto. 2020. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24468
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Davidson dos Santos BarretoPDF - Davidson dos Santos Barreto1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito211.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.