Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24471
Título: Polifarmácia na farmacoterapia de idosas participantes de um grupo de convivência na Paraíba
Autor(es): Barbosa, Flávia Gabryelle de Lima
Palavras-chave: Envelhecimento
Interações medicamentosas
Polifarmácia
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: O envelhecimento é um processo fisiológico do corpo humano, entretanto, complexo. Neste ano de 2020, 9,83% da população brasileira constitui-se de idosos. Até 2060 este índice tende a chegar a 25,49% da população total, segundo o IBGE. O aumento na utilização de medicamentos justifica-se pela prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e degenerativas advindas deste processo. As implicações da Polifarmácia envolvem o aumento de interações medicamentosas, reações adversas e a utilização de medicamentos que podem não se enquadrar na farmacoterapia ideal para o paciente. Objetivou-se refletir acerca da Polifarmácia na farmacoterapia de idosas participantes de um grupo de convivência na Paraíba. A presente intervenção se utilizou de metodologia ativa do tipo Aprendizagem Baseada em Problemas, realizada em grupo de convivência de idosas assistidas no Centro Cultural Lourdes Ramalho, localizado no município de Campina Grande – PB, no período de abril a julho de 2018. Participaram da análise 50 idosas, a maioria destas possuíam idade maior ou igual a 72 anos, 54% apresentavam problemas de saúde, 82% delas faziam uso contínuo de medicamentos e em 70% das prescrições, foram identificadas interações medicamentosas, em sua grande maioria com severidade moderada, mas que resultam em efeitos negativos diretos na resposta farmacológica e na condição de saúde. Torna-se indispensável a avaliação regular de prescrições pelo profissional farmacêutico visando proporcionar melhores condições de vida aos idosos.
Descrição: BARBOSA, F. G. L. Polifarmácia na farmacoterapia de idosas participantes de um grupo de convivência na Paraíba. 2020. 29p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24471
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Gabryelle de Lima BarbosaPDF - Flávia Gabryelle de Lima Barbosa350.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito83.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.