Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24480
Título: Ocorrência da Doença de Chagas aguda no Brasil
Autor(es): Santos, Monica Andrade dos
Palavras-chave: Trypanosoma cruzi
Transmissão oral
Açaí
Data do documento: 14-Dez-2020
Resumo: A transmissão vetorial sempre foi considerada a principal forma de transmissão da doença de Chagas, mas nos últimos anos tem aumentado o relato de casos por contaminação oral que, não raro, envolvem surtos epidêmicos relacionados ao consumo de alimentos, como o açaí. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a ocorrência de casos de doença de Chagas aguda no Brasil, nos anos de 2015 a 2019, verificar a prevalência e mortalidade entre os indivíduos afetados, além de verificar quais os estados mais afetados pela patologia, assim como descrever os principais modos de infecção. Tratou-se de uma pesquisa transversal, de caráter epidemiológico e abordagem quantitativa, realizada por meio do acesso a dados secundários em bancos de dados do DATASUS, durante o segundo semestre do ano de 2020. Durante os cinco anos avaliados de notificação de doença de Chagas no país, os registros aumentaram significativamente, passando de 268 casos em 2015 para 384 em 2019, um aumento de aproximadamente 43,0%. A contaminação por Trypanosoma cruzi por via oral tem se tornando a principal causa de doença de Chagas aguda (83%). A região Norte do Brasil registrou a maioria dos casos em nosso país (94,7%); o estado do Pará foi responsável por 84,0% das notificações. Como a maior parte das contaminações ocorreu por via oral, provavelmente o consumo de açaí foi o responsável, já que se trata de um alimento popular e bastante utilizado por aquela população. Através do acompanhamento periódico das áreas com maior prevalência, será possível criar políticas públicas para não apenas evitar novos casos como também melhorar o prognóstico e qualidade de vidas dos afetados, já que a doença de Chagas tem tratamento efetivo se for diagnosticada na fase inicial da infecção.
Descrição: SANTOS, Monica Andrade dos. Ocorrência da Doença de Chagas aguda no Brasil. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24480
ISSN: CDD 616.936 3
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monica Andrade dos SantosPDF - Monica Andrade dos Santos444.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito956.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.