Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24481
Título: Treinamento físico em grupo online durante a pandemia do Covid-19: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Mikael de Araújo
Palavras-chave: Exercício físico
Bem-estar físico
Bem-estar psicológico
Treino online
Data do documento: 3-Dez-2020
Resumo: Este trabalho trata-se de um relato das experiências vivenciadas no programa de treino online realizado durante o período da pandemia do Covid-19, no qual é retratado a atuação do Personal Trainer como facilitador e orientador no processo de treinamento de dezenas de participantes. Foi priorizado os interesses e objetivos de cada indivíduo com o intuito de atingir as metas traçadas no início do processo. O projeto teve o objetivo de ajudar diversas pessoas no período da pandemia, na qual estavam em confinamento em suas casas, e sem a possibilidade de treinar em ambientes específicos. Uma parte tinha o objetivo de melhorar a composição corporal, buscando principalmente o emagrecimento. Outra parte tinha como principal meta a saída do sedentarismo e consequentemente melhorar a qualidade de vida em relação a saúde e capacidade funcional. O projeto teve início em maio e está no final no presente momento. Passaram pelos grupos, mais de 100 pessoas, onde mais da metade permaneceu por mais de 2 meses realizando os treinos online. As aulas eram realizadas em horários distintos, que variaram de acordo com a turma, sendo de 18:20 ou 19:10. Os dias de treino no início eram terça, quarta e sexta. Depois passou a ser na segunda, quarta e sexta feira nas turmas finais. As aulas eram realizadas ao vivo através de um aplicativo de reuniões online, no qual os alunos eram vistos quando ligavam suas câmeras. Além das aulas ao vivo, eram passadas dicas diárias tanto na parte nutricional, como com dicas motivacionais com uma psicóloga. Essas dicas e outros treinos eram enviados no grupo em um aplicativo de mensagens que reunia todos os participantes. Nos momentos finais de cada turma, tiveram muitos resultados positivos tanto no ponto de vista estético como na saúde física e mental. Várias pessoas mudaram seus hábitos em relação a alimentação e exercícios físicos, saindo do sedentarismo e facilitando suas vidas no período de quarentena e para toda a vida. Pensando nisso, fica claro a importância de um programa de treino orientado por um profissional, no combate e controle de diversos problemas.
Descrição: SILVA, Mikael de Araújo. Treinamento físico em grupo online durante a pandemia do Covid-19: um relato de experiência. 2020. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24481
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mikael de Araújo SilvaPDF - Mikael de Araújo Silva933.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito241.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.