Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24488
Título: Musculação e lombalgia: um relato de experiência
Autor(es): Silva, Wandiclei da
Palavras-chave: Musculação
Lombalgia
Educação Física
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: A adesão a um programa de exercícios físicos traz inúmeros benefícios à saúde de seus participantes. Porém, percebe-se que uma grande parte das pessoas busca atingir objetivos estéticos; desse modo, a Musculação parece ser quase que unânime como meio de melhoria da estética corporal. Todavia, os proveitos dessa modalidade vão muito além dos externos. Atualmente, tem-se comprovado a importância da musculação na obtenção de melhor qualidade de vida dos seus praticantes, inclusive auxiliando no tratamento de afecções, como algumas patologias da coluna. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a vivência de um graduando, durante o Estágio Supervisionado II, do curso de Bacharel em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba, na modalidade musculação, com a elaboração e aplicação de um programa de treinamento de força, para uma aluna com lombalgia causada por protusão discal. Para tanto, foi utilizado, metodologicamente, o relato de experiência visto sua abordagem qualitativa e de cunho crítico reflexivo. Através do programa de treinamento de força personalizado, foi possível constatar melhorias físicas como o alívio das dores na região lombar, assim como o interesse e assiduidade da aluna no programa de treinamento e a socialização com os demais estagiários e outros alunos participantes. O presente relato mostra-se relevante, pois apresenta uma situação que pode ser frequentemente vivenciada pelo profissional de Educação Física, com o intuito de corroborar uma atuação com consciência e embasamento científico. Palavras-chave: Musculação. Lombalgia. Educação Física.
Descrição: SILVA, Wandiclei da. Musculação e lombalgia: um relato de experiência. 2020. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24488
ISSN: CDD 796.4
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wandiclei da SilvaPDF - Wandiclei da Silva953.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito371.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.