Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24498
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Daniele Rodrigues do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T12:31:08Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T12:31:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24498 | - |
dc.description | SANTOS, D. R. do N. Formação e práticas pedagógicas para professores de geografia: uma experiência da extensão universitária na UEPB/Campus III. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O pilar da Universidade é composto pelo Ensino, Pesquisa e Extensão e são importantíssimos para uma formação acadêmica sólida. Esse trabalho fundamenta-se sobre o Projeto de Extensão “Da Bússola ao Mapa Digital: Uso de Recursos Materiais – Didáticos para o Ensino e Pesquisa de Geografia” realizado na Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades – Osmar de Aquino, Campus III em Guarabira. O objetivo deste trabalho foi analisar a extensão como uma ferramenta na formação inicial dos alunos da graduação e continuada dos professores, e sobre as possibilidades de pensar novas práticas pedagógicas no ensino de Geografia. Logo, essa pesquisa se justifica pela minha participação como monitora nos dois anos do projeto e também pela necessidade de valorizar a Extensão Universitária. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo, voltada para uma perspectiva de participante, ou seja, o pesquisador participa buscando uma aproximação com a realidade estudada, com base no monitoramento dos participantes e análise dos questionários aplicados. Os resultados obtidos dizem respeito às observações e sondagens realizadas junto aos acadêmicos e professores participantes da citada extensão, onde as ideias argumentadas representam a vontade de inserir metodologias que possam realmente servir de alguma forma para prática docente. Portanto, a intenção desta pesquisa é incentivar um saber geográfico prazeroso durante o desenvolvimento das aulas com a realização de atividades práticas que possibilitam uma concepção da Geografia enquanto ciência capaz de apreender características presentes no cotidiano dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador. Leandro Paiva do Monte Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Extensão universitária | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Formação e práticas pedagógicas para professores de geografia: uma experiência da extensão universitária na UEPB/Campus III | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Daniele Rodrigues do Nascimento Santos | PDF - Daniele Rodrigues do Nascimento Santos | 3.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 150.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.