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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Thayse Vilar de-
dc.date.accessioned2021-09-30T14:54:44Z-
dc.date.available2021-09-30T14:54:44Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.identifier.otherCDD 613.62-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24503-
dc.descriptionCARVALHO, T. V. de. Riscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractSer professor é um dos maiores desafios das últimas décadas. Seu papel vai muito além de ensinar, não se detendo apenas a transmitir informações. Sua carga horária geralmente é excedida, somado a isso, o ambiente de trabalho, fatores psicossociais, sobrecarga de trabalho, clima organizacional, esforço físico e mental como também as demandas físicas são fatores considerados causadores de problemas de saúde nos docentes. Faz-se necessário preocupar-se com a saúde e qualidade de vida destes profissionais no que se refere aos aspectos ergonômicos. O objetivo desse trabalho é investigar os riscos ergonômicos no ambiente de trabalho de professores de uma escola municipal de ensino fundamental. O estudo teve caráter observacional, descritivo e transversal, de abordagem quantitativa. Foram entrevistados 6 professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PB. Para coleta dos dados foi utilizado um questionário de entrevista que contém questões relacionadas à caracterização do indivíduo, ambiente físico do trabalho (temperatura, ruído e iluminação), organização do trabalho, características da organização do trabalho, exigências físicas para o desenvolvimento desse trabalho, como também aspectos relacionados à saúde e dor desses trabalhadores. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da CESED/UNIFACISA. Nos resultados observou-se que todos os docentes eram do sexo feminino com média de idade entre 39 e 55 anos. Quanto aos riscos ergonômicos, verificou-se iluminação local adequada, temperatura inapropriada, presença de fatores externos que tornam o trabalho mais pesado, além de longas jornadas de trabalho. Foi registrado desempenho vocal intenso das professoras entrevistadas, como também esforços realizados devido a demandas físicas. Conclui-se que estas professoras estão expostas a fatores desencadeantes da DORT (Distúrbio Osteomuscular relacionado ao Trabalho),o que pode interferir, diretamente, na qualidade do trabalho docente e na qualidade de vida.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alecsandra Ferreira Tomazpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectCondições de trabalhopt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.titleRiscos ergonômicos de professores de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Campina Grande/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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