Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24512
Título: Efeitos do treinamento muscular inspiratório na capacidade funcional e força muscular respiratória em pacientes submetidos a revascularização miocárdica
Autor(es): França, Sâmella Ferreira Freire de
Palavras-chave: Fisioterapia
Reabilitação cardíaca
Revascularização miocárdica
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: É evidente na literatura a atuação indispensável da fisioterapia na fase I da reabilitação cardíaca, em decorrência da alta prevalência de complicações pulmonares pós-operatórias que impactam negativamente o prognóstico do paciente. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar os efeitos do treinamento muscular inspiratório na capacidade funcional e força muscular respiratória na fase I da reabilitação cardíaca em pacientes submetidos à revascularização miocárdica. Trata-se de um estudo experimental do tipo clínico randomizado controlado, tendo como amostra 12 indivíduos submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica (CRM), conveniados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), internados no Hospital João XXIII de Campina Grande - PB. Os participantes foram divididos em dois grupos por meio do critério de amostragem aleatória simples, onde o grupo controle (GC) compôs 7 pessoas e o grupo experimental (GE) 5 pessoas. Ambos os grupos foram submetidos à reabilitação cardíaca protocolada pelo hospital, e apenas o GE adicionalmente, foi submetido ao treino da musculatura inspiratória com o uso do Threshold® IMT, executado duas vezes ao dia, com três séries de dez repetições, com intervalos de um minuto entre cada série. A carga imposta a cada paciente foi fixada em 30% da pressão inspiratória máxima (PImáx) durante todo o período de intervenção. Foi avaliada a força muscular respiratória pela manovacuometria e a capacidade funcional submáxima pelo teste de caminhada de seis minutos (TC6) nos momentos do pré-operatório, segundo e quinto dia de pós-operatório. Para análise dos dados, foi utilizado o pacote estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences) – versão 25 da IBM® para o Windows. As variáveis quantitativas foram apresentadas por meio de médias e desvio-padrão. Após a aplicação dos testes estatísticos, constatou-se que, houve aumento significante da pressão inspiratória máxima do GE pós intervenção, com uma diferença de 38,73% maior em relação ao GC. Na pressão expiratória máxima o GE alcançou uma média de 40,34% em seu resultado maior que o GC. Também foi verificado uma diferença clínica na capacidade funcional submáxima refletida pela distância máxima percorrida no TC6, onde GC apresentou uma média de 85,7 m menor que o GE. Por meio do estudo, conclui-se que, o treinamento da musculatura inspiratória com o uso do Threshold® IMT, contribuiu para o aumento dos valores alcançados das pressões respiratórias máximas e na redução da perda da capacidade funcional submáxima no quinto dia de pós-operatório, favorecendo assim, a otimização do prognóstico clínico dos pacientes.
Descrição: FRANÇA, S. F. F. de. Efeitos do treinamento muscular inspiratório na capacidade funcional e força muscular respiratória em pacientes submetidos a revascularização miocárdica. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24512
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sâmella Ferreira Freire de França.pdfPDF - Sâmella Ferreira Freire de França1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.