Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24534
Título: A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade
Autor(es): Albuquerque, Camila Cavalcante
Palavras-chave: Educação integral
Escola pública
Ensino Médio
Docência
Data do documento: 5-Mar-2020
Resumo: Ao longo dos anos a educação brasileira vem sofrendo mudanças na tentativa de acompanhar as sucessivas alterações sociais, econômicas e políticas que a sociedade vem percorrendo. A presente pesquisa se refere à implementação do modelo Escola Cidadã Integral (ECI) executado pelo Governo do Estado da Paraíba no ano de 2016. O trabalho foi realizado em uma ECI no município de Campina Grande que há três anos vivencia o Programa. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica de caráter quantitativo e qualitativo, na qual participaram 17 docentes voluntários, por meio da aplicação de questionários com a finalidade de obter informações a respeito da vivencia dessa realidade para descrever as contribuições e implicações do trabalho docente levando em consideração sua estrutura física e gestão pedagógica. Os dados foram tabulados, sendo os quantitativos expressos em percentual, e dentro de cada questão formulada as respostas mais similares foram utilizadas para dar consistência à discussão de dados. A análise dos dados por meio das respostas dos professores permitiu concluir que o modelo traz resultados positivos, os docentes afirmam que há muitas melhorias no ensino, como a utilização metodologias diversificadas, aulas mais dinâmicas, além de uma maior interação entre aluno e professor. Entretanto, a falta de investimentos, carga horaria excessiva, escassez de materiais e precariedade de estrutura física para o desenvolvimento das atividades que são exigidas pelo programa são fatores limitantes para adequação do programa ao seu objetivo. Desse modo, se faz necessário melhores condições de trabalho e valorização do trabalho docente, bem como a melhoria da infraestrutura, o que depende de um maior investimento financeiro na educação integral.
Descrição: ALBUQUERQUE, C. C. A escola cidadã integral na percepção dos professores que vivenciam essa realidade. 2020. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24534
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Cavalcante Albuquerque.pdfPDF - Camila Cavalcante Albuquerque760.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.