Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24538
Título: O ensino de operações no sistema decimal através do uso de jogo matemático
Autor(es): Vitorino, Polliana Karla da Silva
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Sistema de Numeração Decimal
Materiais Didáticos
Jogo matemático
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: A disciplina Matemática é considerada difícil para os alunos, principalmente pelo fato de ser abstrata. Por esse motivo, é de fundamental importância que o trabalho com a matemática possibilite ao aluno a percepção de que é capaz de resolver problemas e de raciocinar, como ele o faz no seu dia-a-dia. O processo de ensino e aprendizagem da matemática deve despertar o espírito da investigação e situações desafiadoras, a capacidade de pensar, refletir sobre a realidade vivida, utilizando-a em suas ações como ferramenta, a partir de um conhecimento construído em interações e das necessidades surgidas no seu dia a dia e não através de um ensino mecanizado e de memorização. Sendo assim, o professor deve fazer uso de recursos didáticos que o ajudem nesse processo, tais como os jogos. Estes, além de divertir, também promove a aquisição de conhecimento. O professor tem um papel muito importante como mediador e orientador dessas interações. O conteúdo desse trabalho vem discorrer sobre a criação e uso de um jogo no ensino da matemática e tem como objetivo refletir sobre a eficácia do uso de um jogo matemático, criado com a finalidade de facilitar a aprendizagem das operações no Sistema Decimal. O jogo denominado de roleta mágica foi aplicado em uma turma de 6º ano, no Município de Alagoa Grande, PB. Como resultado, obteve-se uma participação dos alunos bastante motivada, os quais demonstraram interesse em aprender através do uso do referido jogo. .
Descrição: VITORINO, P. K. da S. O ensino de operações no sistema decimal através do uso de jogo matemático. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24538
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Polliana Karla da Silva Vitorino.pdfPDF - Polliana Karla da Silva Vitorino2.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.