Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24540
Título: Atividade anti-candida do extrato de Syzygium cumini (Linn.) Skeels sobre Candida spp
Autor(es): Macêdo, Raíssa Braz de
Palavras-chave: Candida
Fitoterapia
Atividade antifúngica
Data do documento: 12-Jun-2019
Resumo: O objetivo desse estudo foi avaliar a atividade anti-Candida do extrato hidroalcoólico de folhas de Syzygium cumini (Linn.) Skeels sobre Candida spp. O espécime vegetal encontra-se depositado na Coleção do Herbário Professor Lauro Pires Xavier, e identificado com o número voucher: JPB 58.543. O extrato hidroalcoólico foi obtido pelo método de percolação das folhas da planta. A análise da atividade antifúngica do extrato foi determinada pela Concentração Inibitória Mínima (CIM), Concentração Fungicida Mínima (CFM) sobre Candida albicans (ATCC 10231), Candida glabrata (ATCC 90030) e associação entre Candida albicans (ATCC 10231) e Candida glabrata (ATCC 90030) e através de ensaios do extrato sobre a cinética de crescimento de Candida albicans (ATCC 10231). Os dados do ensaio do extrato sobre cinética de crescimento de C. albicans foram avaliados através do teste ANOVA seguido pelo pós-teste de Tukey, admitindo-se um valor de α=0,05. O extrato demonstrou valores de CIM entre 62 e 125 µg/mL, e CFM entre 1000 e >1000 µg/mL, com efeito fungistático sobre as cepas testadas. Na análise da determinação do efeito do extrato sobre a cinética de crescimento de Candida albicans, observou-se que a exposição dos microrganismos à concentração do extrato equivalente a CIM (125 µg/mL) apresentou menor valor de média de número de UFC/mL no período de quatro horas. No entanto, houve diferença significativa (p=0,001) entre o resultado obtido com o extrato e a nistatina em período de tempo igual ou superior a oito horas de exposição à C. albicans. Assim, de acordo com os resultados da atividade antifúngica do extrato de Syzygium cumini, sugere-se mais investigações utilizando essa planta na perspectiva do desenvolvimento de produtos com finalidade terapêutica alternativa e complementar de uso odontológico.
Descrição: MACÊDO, R. B. de. Atividade anti-candida do extrato de Syzygium cumini (Linn.) Skeels sobre Candida spp. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24540
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raíssa Braz de Macêdo.pdfPDF - Raíssa Braz de Macêdo669.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.