Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24550
Título: Estudo de resíduo sólido da indústria moveleira como biomassa para adsorção de gasolina
Autor(es): Aguiar, Heloiza Witória de Sousa
Palavras-chave: MDF
Combustível
Adsorção
Adsorbato
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Os impactos ambientais vêm se alastrando por consequência da atividade humana na natureza afetando o planeta de várias formas, causando estragos irreparáveis. Nos corpos hídricos quando se trata de contaminação com óleo combustível esse impacto é ainda maior, pois o combustível em contato com a água forma uma camada sobrenadante, impedindo a troca de oxigênio com o meio, ocasionando assim a morte dos seres que ali habitam. O objetivo desse trabalho foi avaliar a capacidade adsortiva de resíduo sólido da indústria moveleira (MDF) para a remoção de gasolina em efluentes aquáticos por meio das análises das curvas cinéticas de adsorção e de isoterma de equilíbrio para o sistema água/gasolina/MDF. O desenvolvimento desse trabalho deu-se pela preparação da biomassa e pela avaliação da interação do contaminante com o material adsorvente. Para tal, houve a obtenção experimental das curvas cinéticas e isoterma de equilíbrio. Os resultados obtidos no estudo da cinética e do equilíbrio em adsorção utilizando o MDF como bioadsorvente da gasolina, mostrou que a biomassa estudada pode ser usada como bioadsorvente para a purificação de efluentes contaminados por gasolina, umas vez que as curvas cinéticas forneceram valores satisfatórios de adsorção, entre 5 e aproximadamente 9 mL por grama de biomassa dependendo da concentração de adsorbato utilizada e a isoterma de adsorção obtida, apresentou curva que sugere ser do tipo II segundo classificação de BET, no qual o adsorbato corresponde a caracteristica de adsorção em múltiplas camadas sobrepostas.
Descrição: AGUIAR, H. W. de S. Estudo de resíduo sólido da indústria moveleira como biomassa para adsorção de gasolina. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24550
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Heloiza Witória de Sousa Aguiar.pdfPDF - Heloiza Witória de Sousa Aguiar1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.