Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24552
Título: Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada a fisioterapia neurofuncional sobre a função cognitiva no acidente vascular cerebral: Ensaio clínico randomizado
Autor(es): Queiroga, João Paulo Nogueira de
Palavras-chave: Acidente Vascular Cerebral
Cognição
Estimulação Magnética Transcraniana
Fisioterapia Neurofuncional
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um comprometimento cerebrovascular que acarreta distúrbios na função cerebral trazendo, dentre muitos, disfunções cognitivas. A Fisioterapia Neurofuncional é amplamente descrita no tratamento dessa afecção, auxiliando no tratamento das sequelas neuromusculares pela mesma. Além disso, a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) vem ganhando atenção no tratamento das disfunções sensório-motoras e cognitivas de diferentes disfunções, incluindo o AVC. Objetivo: Verificar os efeitos neuromoduladores da EMTr associada a Fisioterapia Neurofuncional (FN) em grupo sob a função cognitiva em indivíduos acometidos por AVC em fase crônica. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo clínico randomizado, descritivo e analítico, com abordagem quantiqualitativa. A amostra foi composta por 10 indivíduos divididos igualmente em dois grupos, um experimental (GE) que recebeu a terapia combinada da EMTr com a FN em grupo, e um sham. Para coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha Sociodemográfica e Clínica, Escala de Rankin Modificada, a Montreal Cognitive Assessment (MoCA) e a Frontal Assessment Battery (FAB). Os indivíduos foram avaliados antes e após a intervenção. Resultados: Após análise dos dados, observou-se aumento nas medianas de ambos os grupos em todas as avaliações, aumentos esses mais expressivos no GE, porém não houve significância estatística entre as variáveis analisadas. Conclusão: Diante do exposto, pode-se dizer que a terapia combinada da EMTr com a FN trouxe maiores ganhos na função cognitiva.
Descrição: QUEIROGA, J. P. N. de. Estimulação magnética transcraniana repetitiva associada a fisioterapia neurofuncional sobre a função cognitiva no acidente vascular cerebral: Ensaio clínico randomizado. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24552
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Nogueira de Queiroga.pdfPDF - João Paulo Nogueira de Queiroga893.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.