Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24561
Título: Avaliação comparativa de diferentes técnicas de obturação endodôntica
Autor(es): Almeida, Isaac Wilson Pereira de
Palavras-chave: Endodontia
Obturação do canal radicular
Odontologia
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: O presente estudo objetivou avaliar radiograficamente a eficiência de diferentes técnicas de obturação endodôntica no preenchimento do Sistema de Canais Radiculares (SCR). Tratou-se de um estudo experimental, in vitro, em que foram selecionados 40 pré-molares inferiores unirradiculares, tendo o preparo químico-mecânico realizado pelo sistema Wave One. Os espécimes foram divididos aleatoriamente em quatro grupos (n=10) de acordo com a técnica de obturação da seguinte forma: GI - SOb: Sem obturação (controle), GII - CLa: Técnica de Condensação Lateral, GIII - CUn: Técnica do Cone Único, GIV - HTa: Técnica Híbrida de Tagger. O cimento obturador de escolha foi o MTA Fillapex. Foram realizadas tomadas radiográficas vestíbulo-lingual (VL) e mésio-distal (MD) como forma de garantir o preenchimento de todo o SCR. Para análise, as radiografias foram identificadas, fotografadas e submetidas à análise de campo pelo software GWYDDION (GNU General Public License). Utilizando da ferramenta dados sombreados e de interpolação de imagem procedeu-se à avaliação da presença ou não de espaços vazios em cada um dos terços das raízes. Para análise estatística utilizou-se o teste ANOVA e o Teste t, com nível de significância p< 0,05. Pelo teste ANOVA na comparação entre grupos nos quesitos ausência de falhas e falhas menores de 2 mm, não foi observada diferença estatisticamente significativa, apenas em relação a falhas maiores de 2 mm, sendo (p = 0,04), pelo fato do grupo CLa apresentar um total de 50% (n=15) das amostras com falhas maiores de 2 mm. Em relação ao nível da obturação, não foi observada diferença estatística significativa. O grupo HTa foi responsável pelo maior número de espécimes com obturação em nível ideal 80% (n=8). O grupo CLa, foi o único que apresentou caso de sobreobturação 3,3% (n=1) e o grupo CUn obteve 50% (n=5) das obturações em nível apical. Na avaliação das diferentes projeções radiográficas VL e MD, pelo teste T foi observada diferença estatística significativa (p = 0,04). Evidenciando que a projeção mésio-distal permitiu a visualização de uma maior quantidade de falhas nas obturações independente da técnica de obturação endodôntica. Desse modo, inferiu-se que as diferentes abordagens das diversas técnicas de obturação endodôntica influenciam diretamente na qualidade do preenchimento hermético do SCR. A técnica Híbrida de Tagger foi responsável pela melhor qualidade de preenchimento do SCR em vista do menor número de falhas e da maior eficiência em relação ao nível de obturação. Por fim, a técnica de Cone Único apresentou a menor eficiência pelo número de falhas encontradas, bem como o número de obturações em nível não ideal.
Descrição: ALMEIDA, I. W. P. de. Avaliação comparativa de diferentes técnicas de obturação endodôntica. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24561
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isaac Wilson Pereira de Almeida.pdfPDF - Isaac Wilson Pereira de Almeida1.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.