Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24572
Título: Química Fácil: Relato de uma experiência com aluno do nono ano utilizando experimentação alternativa
Autor(es): Borba, Joellyson Ferreira da Silva
Palavras-chave: Educação Química
Experimentação
Ácido
Bases
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: Aprender Química é algo considerado difícil diante da vasta linha de conhecimentos que a mesma abrange. Pensando nisso, foi elaborada uma proposta de intervenção didática, com o objetivo de ensinar do conteúdo de ácido e bases a partir da experimentação alternativa e o tema gerador frutas e verduras. Buscando fixar o interesse dos estudantes pela disciplina e através da experimentação realizada em sala de aula ambiente, dentro de uma visão na qual verifica se a proposta de intervenção construiu a aprendizagem e a compreensão dos fenômenos e conceitos trabalhados nas discussões realizadas em sala, durante os cinco momentos realizados. Visando como público alvo alunos da 9ª série de uma escola pública, abordando de forma contextualizada ao longo de todo o desenvolvimento metodológico, levando em consideração o conhecimento prévio que os alunos tinham e juntos estavam construindo significativamente esse conhecimento, dentro de uma perspectiva social. Nessa perspectiva, iniciou-se uma roda de discussão sobre alimentação saudável, e o conteúdo foi abordado a partir de uma perspectiva investigativa sobre as características apresentadas por cada alimento incluído na proposta. Realizando uma aula prática experimental com soluções diluídas, como por exemplo o ácido sulfúrico, apresentando as propriedades e utilidades no cotidiano de cada uma das soluções, como também apresentar formas alternativas de substituir essas soluções por sucos, por exemplo, para realização do mesmo em sala de aula ambiente caso a escola não possua laboratório. Para se obter resultados significativos a partir da aplicação de questionários referente a avaliação de conteúdo, diante do que foi desenvolvido em sala de aula e também da avaliação da proposta de ensino, verificando se os alunos possuíam um índice de autoaprendizagem antes do conteúdo abordado na sala de aula, com o auxílio de experimentação alternativa. Em que, garantiu que eles também trabalhassem sua formação social, além de garantir uma alimentação saudável. Destacando que os alunos obtiveram uma melhor visão da disciplina em que foram apresentados, bem como auxiliou na formação de pensadores sobre a discussão de assuntos relacionados ao seu dia a dia.
Descrição: BORBA, J. F. da S. Química Fácil: Relato de uma experiência com aluno do nono ano utilizando experimentação alternativa. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2021.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24572
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joellyson Ferreira da Silva Borba.pdfPDF - Joellyson Ferreira da Silva Borba790.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.