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dc.contributor.authorBarros, Jaquiely Balbino-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:25:13Z-
dc.date.available2021-09-30T15:25:13Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24573-
dc.descriptionBARROS, J. B. A prancha de comunicação como recurso auxiliar as aulas de funções oxigenadas na educação básica. 2019. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA educação ao longo dos anos foi composta por períodos ora de avanços e ora de retrocessos. A história da educação Inclusiva não foi diferente. Nesse contexto, a inserção de recursos da Comunicação Suplementar e Alternativa pode colaborar de forma significativa com o desenvolvimento do educando com necessidade comunicativa, colaborando desta forma para o processo de ensino e aprendizagem de educandos com deficiência nas necessidades comunicativas em diferentes atividades. A comunicação Suplementar e Alternativa é um sistema que faz uso de uma série de conjuntos de símbolos, gráficos, letras, figuras, permitindo, desta forma, a comunicação de pessoas sem a linguagem oral, ou dificuldades na fala, escrita funcional e interpretação. Diante disso, esta pesquisa teve o objetivo investigar a importância da Comunicação Suplementar Alternativa na educação especial; bem como no ensino de funções oxigenadas na educação básica. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi desenvolvida em etapas na qual foi realizado primeiramente um levantamento teórico sobre a história da educação inclusiva, em seguida foi levantado um aporte teórico sobre comunicação suplementar e alternativa bem como prancha de comunicação, em seguida foi realizada a seleção das imagens e símbolos que mais se encaixavam com o conteúdo de funções orgânicas. A fim de obter os resultados, a proposta de intervenção didática foi aplicada com alunos nos últimos períodos do curso de Licenciatura em Química que estão participando do Programa Residência Pedagógica. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o uso de questionário com a finalidade de coletar dados para verificar a eficácia da proposta de intervenção didática. Os resultados indicaram que poucos alunos conhecem o recurso didático da Prancha de Comunicação, e que a utilização deste recurso é uma boa ferramenta de ensino nas aulas de Química. Os alunos demostraram ainda que esta metodologia seja eficaz e pode ser utilizada em salas de aulas mistas e de baixo custo e sinalizaram que usaria em seu fazer docente como professores. Um ponto negativo apontado pelos alunos é a dificuldade de confecção das pranchas por requerer tempo na escolha das figuras e simbologias utilizadas. Portanto, fica claro através da pesquisa realizada a importância do desenvolvimento de meios alternativos educacionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, ressaltando que a Prancha de Comunicação apresenta um alto potencial a ser utilizado no Ensino de Química.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlândio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPrancha de comunicaçãopt_BR
dc.subjectFunções oxigenadaspt_BR
dc.titleA prancha de comunicação como recurso auxiliar as aulas de funções oxigenadas na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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