Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24579
Título: Historicidade e percurso extensionista: Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – Uma proposta transdisciplinar de abordagem
Autor(es): Alves, Alex Bruno de Lima
Palavras-chave: Saúde do adolescente
Drogas
Promoção da Saúde
Qualidade de vida
Data do documento: 18-Jun-2019
Resumo: O envolvimento de crianças e adolescentes de forma precoce com o mundo das drogas é alarmante e desencadeador de diversos problemas sociais, destruindo famílias, relacionamentos saudáveis, sonhos e perspectivas de futuro, por esse motivo e de acordo com as estatísticas o número de morte segundo Salgado (2018) por acertos de contas, assassinatos, jovens sem expectativas, suicídios, roubos, depressão, falta de valorização humana tem aumentado a cada dia. Não distante desse fato está a sociedade que prefere ignorar o desmoronamento e a decadência de valores presentes nos diversos setores sociais, tratando os casos de vícios e violência como algo isolado e superficial. Dessa forma, se faz necessário a existência e aplicabilidade no meio dos graduandos e professores universitários promovendo humanização e proporcionar o envolvimento em projetos de extensão como o “Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – Uma proposta transdisciplinar de abordagem”. Uma forma de sensibilizar a sociedade que está além dos muros da escola quanto as possibilidades de contribuição de cada um para transformar a vida de várias crianças e adolescente através de atividades de conscientização. Ações que os façam refletir quanto aos malefícios e danos à saúde que são vivenciados pelos usuários de drogas, como também, as oportunidades destruídas por um vício que só encaminha seus usuários a destruição. Além de criarem estratégias para vivenciar uma vida com mais qualidade, visto que a prioridade é a promoção da saúde, além de fortalecer a auto estima para que se sintam abraçados por outras opções como forma de ocupar o tempo ocioso, acrescentando a sensação de utilidade humana. Neste sentido, este trabalho trata do relato de experiência referente aos anos de 2013 a 2018, sob coordenação de uma docente do Departamento de Odontologia, Campus I - UEPB, participantes/beneficiados das ações extensionistas, foram os estudantes adolescentes com faixa etária entre 15 (quinze) e 19 (dezenove) anos, matriculados em algumas Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio que ficam localizadas no município de Campina Grande. O projeto conta com a colaboração de professores da Universidade Estadual da Paraíba, além de alguns graduandos voluntários, extensionistas dos cursos de Odontologia, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Serviço Social e Educação Física, como forma de fortalecer o conhecimento acerca do mesmo dentro do processo de formação dos graduandos numa perspectiva interprofissional e favorecer aos adolescentes participantes do projeto a oportunidade de construir conceitos próprios dentro de seus conflitos quanto ao uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, seus efeitos, consequências e prejuízos à saúde humana.
Descrição: ALVES, A. B. de L. Historicidade e percurso extensionista: Adolescendo sem álcool, crack ou outras drogas – Uma proposta transdisciplinar de abordagem. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24579
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Bruno de Lima Alves.pdfPDF - Alex Bruno de Lima Alves1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.