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Título: A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado
Autor(es): Cavalcante, Dalânia da Silva
Palavras-chave: Constante de Avogadro
História da Química
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo incentivar os docentes sobre a importância da contextualização histórica da Química no processo ensino aprendizagem. A partir desse tema, buscamos apresentar aos estudantes o quanto a história da Química é importante para o aprendizado como um todo. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual, localizada na cidade de Campina Grande-PB, com alunos do 1° ano de ensino médio. O trabalho tem uma abordagem quantitativa e com coleta de dados através de questionários. Percebeu-se um grande índice de erros nos questionários da Turma A em que o conteúdo não foi contextualizado. Já na Turma B, verificaram-se resultados favoráveis e foi possível constatar que ao realizar uma aula contextualizada, a aprendizagem dos alunos tornou-se mais significativa. A atividade possibilitou aos alunos compreenderem melhor a Constante de Avogadro e a sua importância na Química. Espera-se que os resultados desse trabalho possam favorecer a reflexão dos docentes sobre a importância da contextualização nas aulas de Química, bem como a importância da Constante de Avogadro para a história da Química.
Descrição: CAVALCANTE, D. da S. A importância da abordagem histórica para a melhoria da aprendizagem de conceitos relacionados a Constante de Avogrado. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24581
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