Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24584
Título: Estudo da cinética e equilíbrio da casca de laranja pera como adsorvente para remoção de níquel II em solução aquosa
Autor(es): Camelo, Emanuelly Martins
Palavras-chave: Biossorventes
Casca de laranja pera
Metais pesados
Adsorção
Data do documento: 25-Jun-2019
Resumo: Os metais pesados representam um dos maiores resíduos industriais que são responsáveis pela contaminação de solos, dos recursos hídricos, animais e plantas no ecossistema. A adsorção é uma alternativa eficiente e economicamente viável empregada na redução de metais pesados gerados em efluentes industriais. Esta técnica é baseada na capacidade de ligação entre o metal e o adsorvente. Este pode ser; biomassa, algas e bactérias. O objetivo deste trabalho é avaliar o potencial da adsorção para a remoção de íons metálicos de níquel II em soluções aquosas em faixas de pH 2 e 7, utilizando a casca de laranja inatura (CLI), quimicamente tratada (CLT) e as suas cinzas (CCL), mediante um sistema em batelada. As cascas de laranjas foram lavadas com água destilada e detergente, logo em seguida foram secas em estufa aquecida 110°C durante 72 horas, trituradas e peneiradas em malha 200 mesh (0,075 mm). Parte desta amostra seguiu para a produção de cinzas, na qual foram levadas a mufla à 450°C durante 4 horas e outra para ser tratada quimicamente com hidróxido de sódio e ácido cítrico, sendo também seca em estufa à 60°C. Após o preparo dos biossorventes, foram realizados os ensaios de adsorção desenvolvidos em processo batelada nas faixas de pH 2 e 7, com a finalidade de observar interferências na adsorção provocada pelos íons H+ . Foram utilizadas soluções aquosas com concentração de níquel padrão de 100 ppm para o estudo da cinética e concentrações de 50, 100, 200 e 300 ppm para a construção das isotermas de adsorção. As suspensões foram filtradas e as concentrações residuais do níquel presentes no efluente sintético, após o processo de adsorção foram determinadas, utilizando a espectrofotômetro na região do ultravioleta-visível (UV-Vis). Para descrever o equilibrio de adsorçõ foi utiizado o medelo de isoterma de Langmuir. Verificou-se que a cinza da casca de laranja (CCL) tem grande potencial na remoção de níquel em soluções aquosas em pH 7, uma vez que ocorreu 83% de remoção do níquel. O modelo de Langmuir se ajustou melhor aos dados experimentais obtidos, utilizando o sistema adsorvato-adsorvente (Ni/CCL) do que aos valores obtidos utilizando os sistemas Ni/CLI e Ni/CLT. Observou-se ambém uma maior afinidade entre os íons e os sítios do adsorvente CCL do que entre os íons dos adsorventes CLT e CLI, uma vez que o parâmetro R2 do Ni/CCL foi o que apresentou maior valor.
Descrição: CAMELO, E. M. Estudo da cinética e equilíbrio da casca de laranja pera como adsorvente para remoção de níquel II em solução aquosa. 2019. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24584
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuelly Martins Camelo.pdfPDF - Emanuelly Martins Camelo1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.