Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24585
Título: Avaliação da capacidade adsortiva de algas arribadas para adsorção de gasolina em leito fixo
Autor(es): Vieira, Monaliza Layse Leandro
Palavras-chave: Algas arribadas
Gasolina
Adsorção
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A contaminação de corpos hídricos provenientes dos óleos combustíveis vem causando grandes impactos no meio ambiente, pois o óleo sobrenadante forma uma camada nas águas que impede as trocas gasosas com o ar, acarretando a morte das espécies que estão ali presentes. Alguns processos de separação já vêm sendo empregados, e o que mais tem se destacado, é o processo de adsorção. Que consiste no contato entre o fluido contaminado e a biomassa, que nesse caso são as algas “arribadas”. O objetivo deste trabalho visa avaliar as algas “arribadas”, como biomassa adsorvente em coluna de leito fixo para remoção de gasolina presente em efluentes líquidos. As etapas do desenvolvimento desse trabalho, foram divididas em três etapas, onde inicialmente contou com a preparação da biomassa, logo depois a realização da cinética, e por último a obtenção das curvas de ruptura, sendo medida a quantidade de gasolina adsorvida usando análise volumétrica. Os experimentos foram realizados no LAPECA/DQ/CCT/UEPB. Os resultados obtidos demonstraram que a biomassa (algas arribadas) é adequada para purificação de corpos aquáticos contaminados por gasolina. As algas coletadas em praias diferentes não apresentaram diferenças significativas quanto a capacidade de adsorção de gasolina. O sistema de adsorção em coluna de leito fixo apresentou bom desempenho, visto que, para concentrações, entre 10 e 20 %, para uma vazão de 0,5 mL/s, e tempos de contato que chegaram até 15 minutos, o leito ainda não havia saturado para as concentrações de 10 e 15%. O que nos leva a crer que esse tipo de sistema pode ser utilizado com eficiência no caso de efluentes reais e em escalas maiores.
Descrição: VIEIRA, M. L. L. Avaliação da capacidade adsortiva de algas arribadas para adsorção de gasolina em leito fixo. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24585
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Monaliza Layse Leandro Vieira.pdfPDF - Monaliza Layse Leandro Vieira1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.