Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24591
Título: Análise de tratamentos pré-germinativos para superação da dormência de sementes da Hymenaea courbaril L.
Autor(es): Tavares, Renata Myllena Figueiredo
Palavras-chave: Jatobá
Escarificação
Sementes
Tratamento pré-germinativo
Data do documento: 26-Jun-2019
Resumo: Hymenaea courbaril L. (jatobá), espécie florestal, possuidora de alto grau de dormência a nível tegumentar, a qual ocasiona impermeabilidade de água pela semente, retardando sua germinação por determinado tempo, até que as condições ambientais estejam adequadas. Para a espécie é considerado um benefício, contudo para muitos viveiristas e produtores de mudas se torna um empecilho. Diante disso, muitas sementes necessitam ser submetidas a tratamentos pré-germinativos para superação da dormência, permitindo assim uma germinação rápida e eficiente. Este trabalho teve por objetivo analisar diferentes tratamentos pré-germinativos para superação de dormência de sementes da H. courbaril L. O estudo foi realizado no viveiro de produção de mudas/UEPB/Campus Universitário I/Campina Grande – PB. Sendo utilizados os métodos para quebra de dormência: controle; escarificação mecânica com lixa e imersão em água por 24 h; escarificação química com imersões em ácidos (sulfúrico e clorídrico); e escarificação, com período de imersão em água a 100 ºC, durante 30 minutos. Em seguida, as sementes foram cultivadas com substratos contendo areia, solo e esterco em sacos de polipropileno, a uma profundidade de 1 cm, sendo os sacos distribuídos, em forma de canteiro, simulando o sistema comercial de produção de mudas, e mantidos a temperatura ambiente. Aos 50 dias após o cultivo, os tratamentos empregados foram avaliados através dos testes de vigor (primeira contagem do teste de germinação, índice de velocidade de germinação e diâmetro do colo) e viabilidade (porcentagem de germinação). Sendo adotado o delineamento inteiramente casualizado em (3 x 1) + 2, constituído por 05 tratamentos e 10 repetições, sendo cada repetição representada por uma semente/saco plástico. Verificou-se que os melhores resultados, para superação da dormência de sementes de Hymenaea courbaril L., foram obtidos ao se utilizar a escarificação mecânica com imersão em água por 24 h, seguida por escarificação química com ácido sulfúrico.
Descrição: TAVARES, R. M. F. Análise de tratamentos pré-germinativos para superação da dormência de sementes da Hymenaea courbaril L. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24591
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Renata Myllena Figueiredo Tavares.pdfPDF- Renata Myllena Figueiredo Tavares568.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.