Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24597
Título: Avaliação do uso dos membros superiores durante o ciclo de atividade de trabalho dos servidores técnicos administrativos de uma instituição de ensino superior
Autor(es): Assis, Renata Kelly da Costa
Palavras-chave: Saúde do trabalhador
Ergonomia
Lesão por Esforços Repetitivos - LER
Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho - DORT
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O presente estudo objetiva avaliar o uso dos membros superiores durante o ciclo de atividade de trabalho desenvolvida pelos servidores técnicos administrativos de uma Instituição de Ensino Superior. Este estudo é caracterizado como transversal tendo como método de procedimento observacional onde procurou descrever o uso dos membros superiores durante ciclo de atividade de trabalho dos servidores técnicos administrativos e identificar os riscos que estes servidores encontram-se submetidos. A pesquisa foi realizada no setor de acompanhamento funcional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas de uma Instituição de Ensino Superior localizada na Cidade de Campina Grande – PB, no período de 24 a 31 de maio de 2019. Para avaliação dos membros superiores durante o ciclo de atividade foi utilizado uma câmera digital com o objetivo de fotografar as posturas durante a realização da tarefa e um cronômetro para verificar o tempo em que cada servidor executa suas atividades. Houve a aplicação do método RULA para avaliação da postura e através dos níveis identificar dos riscos que os servidores técnicos administrativos se encontram no momento da execução de suas atividades. A análise dos dados foi feita pela estatística descritiva, com a utilização dos escores do método de avaliação RULA. Foi verificado, que os servidores técnicos administrativos foram classificados no nível 2 que indica que a postura deve ser investigada e requerer possíveis mudanças e no nível 3 que indica que a postura deve ser investigada e deve realizar mudanças imediatas devido ao posicionamento errado tornando-os susceptível ao acometimento de distúrbios osteomusculares. De acordo com os resultados obtidos pela ferramenta RULA, conclui-se que os servidores técnicos administrativos estão susceptíveis ao acometimento de distúrbios ostemusculares principalmente no que se refere aos segmentos de ombro, punho e coluna cervical por passarem um tempo prolongado na posição estática utilizando computador na realização de suas tarefas. Esta pesquisa auxiliará a literatura no que se refere à área de saúde do trabalhador e contribuirá para a melhoria das condições de trabalho.
Descrição: ASSIS, R. K. da C. Avaliação do uso dos membros superiores durante o ciclo de atividade de trabalho dos servidores técnicos administrativos de uma instituição de ensino superior. 2019. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24597
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Kelly da Costa Assis.pdfPDF - Renata Kelly da Costa Assis1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.