Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24598
Título: Análise da força de pressão manual e sua relação com síndromes dolorosas de membros superiores em servidores públicos de uma instituição pública de ensino superior
Autor(es): Silva, Ruthe Souto da
Palavras-chave: Síndromes Dolorosas de Membros Superiores
Saúde do trabalhador
Força de Preensão Manual
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: As Síndromes Dolorosas de Membros Superiores (SDMS) relacionadas ao trabalho provocam perda da funcionalidade e, consequentemente, afetam a qualidade de vida dos trabalhadores. A avaliação da Força de Preensão Manual (FPM) é uma maneira útil de avaliar a capacidade funcional de um indivíduo. Com base neste entendimento, este estudo buscou investigar a relação entre a FPM e a presença de SDMS relacionadas ao trabalho em servidores públicos de uma instituição pública de ensino superior na cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo descritivo correlacional. Participaram deste estudo 22 servidores que exercem função de assistentes administrativos. A FPM foi avaliada através da dinamometria manual. A análise estatística dos dados foi feita por meio do programa estatístico SPSS Statistics 22.0, verificando média e desvio padrão da média e frequência dos resultados. Os dados foram submetidos a testes não-paramétricos para análise de correlação entre as variáveis considerando sempre p < 0,05. Quanto aos dados sociodemográficos, observou-se que 11 (50%) indivíduos são do sexo masculino e 11 (50%) do sexo feminino, a idade variou entre 26 e 57 anos, com média de 34.82 anos, estando a maioria (54,5%) na faixa etária de 30-39 anos, possuindo média de tempo de trabalho de 5.09 anos de trabalho. A média do índice de massa corpórea foi de 25.9Kg/m². Quanto a lateralidade 54,4% dos indivíduos são destros, 27,3% sinistros e 18,2% são ambidestros. A articulação do ombro foi a mais acometida (50%). Não houve significância estatística para a relação entre tempo de trabalho e FPM. Não houve significância estatística para a relação entre FPM e idade. Com relação a presença de SDMS e a FPM, observou-se que quanto maior a presença de dor menor a força de preensão manual.
Descrição: SILVA, R. S. da. Análise da força de pressão manual e sua relação com síndromes dolorosas de membros superiores em servidores públicos de uma instituição pública de ensino superior. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24598
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ruthe Souto da Silva.pdfPDF - Ruthe Souto da Silva928.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.