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Título: O atendimento odontológico na Clínica Infantil na visão do paciente e de seus pais/responsáveis
Autor(es): Câmara, Kelvin Pablo
Palavras-chave: Assistência odontológica
Avaliação em saúde
Crianças
Saúde bucal
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: A percepção do paciente infantil e de seus pais/responsáveis quanto ao atendimento odontológico impacta diretamente na sua adesão ao tratamento, no entanto, a avaliação dos pais/responsáveis pode não representar o que é relevante para criança. Quando os pais/responsáveis qualificam o atendimento como satisfatório auxiliam na melhora do serviço ofertado, bem como na adesão ao tratamento, por exercerem um domínio sobre as crianças. Esta avalição representa uma das ferramentas que auxiliam o profissional a corrigir condutas no atendimento odontológico e fortalecer o que é relevante e satisfatório. O objetivo deste estudo foi avaliar a qualidade dos serviços odontológicos da Clínica Infantil de Odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, na visão dos pacientes infantis e de seus pais/responsáveis. Trata-se de um estudo transversal com análise descritiva, realizado com crianças de 6 a 10 anos de idade, em atendimento na Clínica Infantil da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande, incluindo seus pais/responsáveis. Após a consulta odontológica a criança através da ferramenta desenho-estória com tema avaliou o atendimento recebido. Ao finalizar o desenho, a criança fez a descrição verbal, que, foi gravada e posteriormente transcrita. Para interpretação dos desenhos, utilizou-se a técnica de análise temática proposta por Bardin (2002). Os pais/responsáveis responderam a um Questionário de Avaliação de Serviços de Saúde Bucal (QASSaB) adaptado para esse público. Na análise dos desenhos-estória, a totalidade das crianças destacaram características do ambiente odontológico, como o equipo, a presença do paciente e do cirurgião-dentista. Prevaleceu o tratamento curativo, cujo atendimento foi considerado pelas crianças como humanizado, revelando comportamento positivo na consulta odontológica. Para os pais/responsáveis o atendimento prestado foi satisfatório e houve informações e esclarecimentos recebidos. O ambiente físico foi considerado organizado, limpo e não barulhento. Houve resolutividade da queixa principal, com possibilidade para indicar para outras pessoas. As crianças enxergaram uma situação agradável no que se refere as consultas odontológicas e os pais/responsáveis qualificaram o serviço como excelente/bom. Houve unificação de pensamentos tanto daqueles que receberam o tratamento quanto dos seus pais/responsáveis.
Descrição: CÂMARA, K. P. O atendimento odontológico na Clínica Infantil na visão do paciente e de seus pais/responsáveis. 2019. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24603
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