Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24605
Título: Representação humano-natureza em cordéis: Uma abordagem etnobiológica
Autor(es): Cândido, Carlos Augusto Tenório
Palavras-chave: Literatura de cordel
Etnobiologia
Natureza
Saberes populares
Data do documento: 15-Jul-2019
Resumo: A relação do ser humano com a natureza é alvo de discussões em diversas culturas. Nesse sentido, a literatura de cordel compreende um vasto acervo documental de saberes populares sobre diversas temáticas, incluindo questões referentes as relações entre humanos e natureza. A forma que a natureza é representada em cordéis é, sobretudo, reflexo do que é vivenciado pelos povos tradicionais. Diante disso, o presente estudo objetivou analisar a representação da relação do ser humano com a natureza explicitada em cordéis no município de Campina Grande/PB/Brasil. A partir do método “Análise de Conteúdo”, e das concepções de natureza apresentadas por diversos autores, foram analisados dezesseis exemplares de cordéis, adquiridos em onze pontos de comercialização na área urbana de Campina Grande – Paraíba/Brasil. Os resultados das análises textuais indicaram que 33% do total incluem-se na categoria utilitária, 21% científica, 18% romântica, 16% socioambiental, 8% naturalista e 4% generalizante. Nesse contexto, foram discutidos os principais elementos representativos de cada categoria, percepções e usos da natureza. Em síntese os dados revelaram a importância da literatura de cordel como instrumento de ensinamentos, interpretações e compreensões da natureza.
Descrição: CÂNDIDO, C. A. T. Representação humano-natureza em cordéis: Uma abordagem etnobiológica. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24605
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Carlos Augusto Tenório Cândido.pdfPDF - Carlos Augusto Tenório Cândido1.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.