Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611
Título: O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas
Autor(es): Almeida, Eliza Edneide Oliveira Souza de
Palavras-chave: Ensino de Química
Experimentação
Educação Básica
Substâncias químicas
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Existem várias ferramentas metodológicas sendo utilizadas no ensino de Química, dentre elas, a experimentação se destaca no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que possibilita a visualização dos fenômenos e, consequentemente, conexão da teoria com a prática. Desse modo, o trabalho objetivou avaliar a contribuição da experimentação problematizadora na compreensão do conteúdo de Substâncias Simples e Composta frente a alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma instituição privada de Campina Grande. A metodologia desenvolvida usada neste trabalho trata-se de uma análise qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 32 alunos, matriculados no nono ano do ensino fundamental e os instrumentos de coleta de dados foram três questionários, contendo questões objetivas e subjetivas e na intervenção pedagógica foi utilizado o experimento intitulado como “Comportamento da clorofila sob a ação da luz negra”. A análise dos dados foi feitas com base na a escala de Likert e na estatística descritiva. Os resultados mostraram que o uso da temática extração de clorofila auxiliada pela experimentação problematizadora se mostrou satisfatório no processo de construção do conhecimento de substâncias simples e composta. Com base nestes, é possível considerar que a proposta de ensino favoreceu a aprendizagem dos sujeitos participantes da pesquisa, bem como contribuiu com o processo de mediação do ensino desses conceitos, favorecendo a dinamização da sala de aula e contribuindo de forma positiva com a relação aluno – aluno e professor aluno.
Descrição: ALMEIDA, E. E. O. S. de. O uso da experimentação problematizadora no ensino de substâncias químicas. 2019. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24611
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida.pdfPDF - Eliza Edneide Oliveira Souza de Almeida929.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.