Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24616
Título: Avaliação do impacto social e da qualidade da água de um sistema de dessalinização solar de pequeno porte
Autor(es): Oliveira, Lucélia Lopes de
Palavras-chave: Dessalinização solar
Escassez de água
Água potável
Data do documento: 1-Jul-2019
Resumo: O presente trabalho buscou avaliar um sistema de dessalinização solar implantado no ano de 2015 pela Cooperativa de Trabalho Múltiplo de Apoio às Organizações de Automação (COONAP), sediada em Campina Grande (PB), e o Núcleo de Extensão Rural Agroecológica (NERA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A avaliação foi baseada em uma pesquisa qualitativa realizada no Assentamento Olho d’água localizado no município de Seridó no estado da Paraíba. Nesta região, diversas famílias têm sofrido com a escassez de água devido às condições climáticas do semiárido paraibano. Esta situação tem forçado as famílias a ingerirem água de má qualidade, contribuindo assim para o aumento de doenças. Portanto, o artigo busca identificar o impacto social e a qualidade da água produzida pelo sistema de dessalinização, desta forma, foram aplicados questionários estruturados, com as famílias que se utilizam desta técnica. Diante desta problemática, o presente artigo objetiva analisar a importância das técnicas de dessalinização, e de que forma esta tecnologia pode trazer benefícios socioeconômicos e ambientais para a comunidade rural. Avaliando-se os resultados obtidos, pode-se concluir que esta tecnologia é eficaz no tratamento de água salobra e/ou salgada, sendo capaz de eliminar tanto os sais presentes na água quanto microrganismos e bactérias.
Descrição: OLIVEIRA, L. L. de. Avaliação do impacto social e da qualidade da água de um sistema de dessalinização solar de pequeno porte. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24616
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucélia Lopes de Oliveira.pdfPDF - Lucélia Lopes de Oliveira815.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.