Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24625
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Wégida Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-30T15:41:16Z-
dc.date.available2021-09-30T15:41:16Z-
dc.date.issued2019-07-04-
dc.identifier.otherCDD 510.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24625-
dc.descriptionSANTOS, W. G. da S. A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como o objetivo identificar e analisar as dificuldades que os alunos do 9°ano (regular) do ensino fundamental apresentam diante de uma atividade de resolução de problemas envolvendo formas de contagem e proporcionalidade. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário para os alunos, além de três atividades com problemas matemáticos para uma turma do 9°ano numa escola pública, localizada na cidade de Areia PB. A metodologia utilizada foi composta por dois momentos: primeiramente, a aplicação de dois questionários, um com o professor e outro para os alunos; o segundo momento foi proposto três atividades de resolução de problemas com conteúdos de pouca dificuldade para serem resolvidas, além de formas de contagens de bananas e regra de três, e problemas de raciocínio lógico. Os resultados apontam que os alunos têm a percepção de como se resolve cada problema, e que buscam estratégias diferentes para serem resolvidas, mas que apresentam dificuldades nas operações básicas. Buscar novas maneiras para se trabalhar com resolução de problemas, usar a criatividade, inovar no ensino pode ser uma alternativa de uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Kátia Maria de Medeirospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProporcionalidadept_BR
dc.subjectContagem numéricapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.titleA contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wégida Gomes da Silva Santos.pdfPDF - Wégida Gomes da Silva Santos1.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.