Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24625
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Wégida Gomes da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-09-30T15:41:16Z | - |
dc.date.available | 2021-09-30T15:41:16Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24625 | - |
dc.description | SANTOS, W. G. da S. A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos. 2019. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como o objetivo identificar e analisar as dificuldades que os alunos do 9°ano (regular) do ensino fundamental apresentam diante de uma atividade de resolução de problemas envolvendo formas de contagem e proporcionalidade. Para a realização da pesquisa, aplicamos um questionário para os alunos, além de três atividades com problemas matemáticos para uma turma do 9°ano numa escola pública, localizada na cidade de Areia PB. A metodologia utilizada foi composta por dois momentos: primeiramente, a aplicação de dois questionários, um com o professor e outro para os alunos; o segundo momento foi proposto três atividades de resolução de problemas com conteúdos de pouca dificuldade para serem resolvidas, além de formas de contagens de bananas e regra de três, e problemas de raciocínio lógico. Os resultados apontam que os alunos têm a percepção de como se resolve cada problema, e que buscam estratégias diferentes para serem resolvidas, mas que apresentam dificuldades nas operações básicas. Buscar novas maneiras para se trabalhar com resolução de problemas, usar a criatividade, inovar no ensino pode ser uma alternativa de uma melhor aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Kátia Maria de Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Proporcionalidade | pt_BR |
dc.subject | Contagem numérica | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Resolução de problemas | pt_BR |
dc.title | A contagem de bananas na resolução de problemas de proporcionalidade: Analisando as dificuldades dos alunos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Wégida Gomes da Silva Santos.pdf | PDF - Wégida Gomes da Silva Santos | 1.64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.