Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24627
Título: Hipodermóclise: Reflexão sobre a abordagem da técnica na produção científica da Enfermagem brasileira
Autor(es): Cabral, Clístenes Daniel Dias
Palavras-chave: Enfermagem
Hipodermóclise
Cuidados de enfermagem
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: Introdução: A hipodermóclise é definida como uma técnica em que é feita a administração de fluidos por meio da via subcutânea, sendo ela utilizada principalmente em pacientes idosos e pessoas que estão recebendo cuidados paliativos, devido à impossibilidade de uma adequada manutenção hídrica e nutricional. Mesmo sendo uma técnica efetiva e antiga, a hipodermóclise não é muito conhecida entre os profissionais de enfermagem. Objetivo: Analisar a produção científica de enfermagem em relação ao uso da hipodermóclise nos cuidados a indivíduos adultos e idosos, visando à divulgação e orientação do método como meio assistencial utilizável pela equipe de enfermagem em situações que a revisão bibliográfica indica. Metodologia: Este estudo trata-se de uma revisão integrativa que se baseia no seguinte questionamento: Como a enfermagem tem abordado a hipodermóclise na produção científica brasileira no período de anos de 2008-2018? Com definição da pergunta norteadora, foram determinados os critérios de inclusão e exclusão de artigos em relação ao tema proposto. Após a busca de publicações científicas que envolvessem o tema em questão, foi realizada a leitura de todo o material, análise, interpretação, e apresentação dos resultados obtidos com a pesquisa. Os descritores utilizados foram “enfermagem e hipodermóclise”. A coleta de dados do material empírico para o corpus do trabalho foi realizada durante os meses de Janeiro a Março de 2019. Dez artigos foram filtrados para o estudo, sendo todos eles publicados por enfermeiros. Conclusão: Conclui-se que há divergências de algumas informações entre as publicações científicas estudadas e protocolos já existentes sobre o procedimento, como o calibre da agulha a ser utilizado para punção, a utilização de alguns medicamentos por essa via, ou como deve ser realizada a diluição dos medicamentos para esse tipo de infusão. Contudo, apesar de possuir desvantagens, como limitação de substâncias a serem infundidas e do tempo que serão administradas, bem como o ajuste rápido de doses, as vantagens que beneficiam, tanto o paciente e profissional quanto a instituição, se sobrepõem a estas desvantagens, proporcionando ao paciente conforto e autonomia. Dessa forma, existe a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a hipodermóclise realizando pesquisas cientificas com evidências clínicas que proporcionem informações fidedignas a respeito do procedimento, a fim divulgar a técnica entre os profissionais de saúde.
Descrição: CABRAL, C. D. D. Hipodermóclise: Reflexão sobre a abordagem da técnica na produção científica da Enfermagem brasileira. 2019. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24627
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Clístenes Daniel Dias Cabral.pdfPDF - Clístenes Daniel Dias Cabral518.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.