Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24638
Título: Correlação entre fatores de risco e qualidade de vida em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio
Autor(es): Barbosa, Thayse Ionara da Silva
Palavras-chave: Doenças cardiovasculares
Fatores de risco
Qualidade de vida
Revascularização miocárdica
Data do documento: 26-Nov-2019
Resumo: A doença arterial coronária (DAC) apresenta uma etiologia multifatorial com variados fatores de risco, tais como a dislipidemia, o tabagismo, a diabetes mellitus e a hipertensão. A presença desses fatores de risco cardiovascular contribui para o agravamento de saúde e afetam as atividades cotidianas, causando prejuízo na QV dos indivíduos. Objetivo: O presente estudo teve como objetivo identificar os fatores de risco cardiovascular e avaliar a qualidade vida em pacientes no pré-operatório de cirurgia de revascularização miocárdica e a correlação entre essas variáveis. Metodologia: Tratou-se de um estudo transversal, descritivo e analítico. Realizado no Centro Hospitalar João XXIII, localizado na cidade de Campina Grande. A amostra foi composta por 11 indivíduos com idades entre 31-70 anos que seriam submetidos a cirurgia de revascularização miocárdica (CRM) eletiva e encontravam se em caráter pré-operatório. Foram identificados fatores de risco cardiovascular nos pacientes e avaliada a qualidade de vida através do SF-36 e, posteriormente, foram correlacionadas as duas variáveis. Para as análises estatísticas, foram adotados intervalos de confiança de 95%, consequentemente, nível de significância do p-valor ≤ 0,05 ou 5%. Resultados: Os fatores de risco mais presentes foram sedentarismo (100%); hipertensão (82 %), histórico de tabagismo (55%) e doença coronariana na família (55 %). E os domínios que apresentaram maior comprometimento foram aspectos físicos (11,4 ± 23,4), capacidade funcional (41,4 ± 27,7), dor (45,1 ± 22,4) e aspectos emocionais (48,5 ± 50,2). As correlações foram testadas entre quantidade de fator de risco e as médias gerais da QV dos indivíduos. Não houve correlação entre as variáveis testadas. Porém, foram encontradas relações entre os domínios do questionário de QV. Conclusão: Foram identificados os fatores de risco e avaliada a qualidade de vida dos indivíduos, porém não foi encontrada uma relação entre as duas variáveis.
Descrição: BARBOSA, T. I. da S. Correlação entre fatores de risco e qualidade de vida em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24638
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Ionara da Silva Barbosa.pdfPDF - Thayse Ionara da Silva Barbosa1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.