Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24639
Título: Análise neuropsicológica da estimulação transcraniana por corrente alternada em pacientes com disfunção temporomandibular e transtorno de ansiedade
Autor(es): Oliveira, Janiele dos Santos
Palavras-chave: Ansiedade
Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada
Disfunção temporomandibular
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Introdução: a disfunção temporomandibular (DTM) é uma desordem da articulação temporomandibular (ATM) complexa que envolve as alterações articulares, miofasciais e estruturas associadas. Essa disfunção causa dor com presença marcante e tendência à cronicidade, o que consequentemente está muitas vezes associada ao desenvolvimento de aspectos emocionais negativos como ansiedade. A Ansiedade por se tratar de um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão e tensão, amplifica os hábitos parafuncionais do sistema estomatognático e aumentar as tensões musculares, favorecendo o surgimento dos sinais e sintomas das DTMs. Através da estimulação transcraniana por corrente alternada produz neurotransmissores responsáveis pela regulação da produção de hormônios que promovem uma sensação de bem-estar ao indivíduo. Objetivo: realizar análise neuropsicológica da estimulação por corrente alternada em pacientes com disfunção temporomandibular e transtorno da ansiedade. Metodologia: a presente pesquisa foi experimental, do tipo ensaio clínico randomizado, com dois grupos de estudos: o grupo controle (GC) e o grupo experimental (GE), com abordagem qualitativa e quantitativa. A população foi composta por indivíduos atendidos na Clínica Escola de Odontologia desta mesma universidade e a amostra da pesquisa foi composta por pacientes diagnosticado com a disfunção temporomandibular pela clínica da dor orofacial do departamento de odontologia da UEPB. A coleta dos dados foi realizada através da avaliação clínica do nível de ansiedade através da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), e da avaliação neurofisiológica da obtenção do Limiar de Fosfeno (LFOS). Inicialmente, após o TCLE ser assinado por cada participante, foi aplicada a escala HAD e a avaliado o Limiar de Fosfeno (LFOS) inicial dos participantes. Posteriormente, cada participante foi distribuído de forma randômica entre os grupos do estudo, sendo realizado 10 sessões com 30 minutos cada, 5 vezes por semana, seguindo da reavaliação em que foram aplicadas as mesmas avaliações e escalas iniciais. Resultados: após a aplicação, pôde-se perceber a eficácia do protocolo nos casos em questão. A exemplo, pode-se citar as amostragens da Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão (HAD), e da avaliação neurofisiológica da obtenção do Limiar de Fosfeno LFOS. Também foi possível concluir uma diminuição no limiar de fosfeno inicial em relação ao final dos indivíduos. Notou-se que os participantes relataram melhoras e perspectivas mais positivas acerca da escala HAD e avaliação do limiar de fosfeno, além da melhora nos quadros de ansiedade e de controle das emoções. Conclusão: dessa forma foi possível concluir que através da aplicação da Estimulação Transcraniana por Corrente Alternada (ETCA), foram vistos resultados positivos relacionados a avaliação inicial, após a intervenção dos pacientes com DTM e sintomas de ansiedade, tais como controle das emoções, redução do estresse, problemas de insônia e aumento da autoestima.
Descrição: OLIVEIRA, J. dos S. Análise neuropsicológica da estimulação transcraniana por corrente alternada em pacientes com disfunção temporomandibular e transtorno de ansiedade. 2019. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24639
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janiele dos Santos Oliveira.pdfPDF - Janiele dos Santos Oliveira605.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.