Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24640
Título: Artigo de atualização sobre transplante de célula-tronco hematopoiética
Autor(es): Menezes, Geórgia Perpétua de Gusmão
Palavras-chave: Célula-tronco
Células-Tronco Hematopoiéticas
Transplante de medula óssea
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH), também conhecido como transplante de medula óssea (TMO) é indicado para uma série de patologias, não restritas ao campo da hematologia. Este procedimento terapêutico representa uma possibilidade não só de cura, mas de reconstituição da hematopoiese, reestabelecimento do sistema imunológico e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Portanto, considerando a relevância do tema, o objetivo do presente artigo científico foi ampliar o conhecimento e a compreensão na sua complexidade, com tópicos sobre conceitos, indicações, etapas da realização, legislação, banco de cadastro de doadores e receptores e números no Brasil. Para tanto, buscou-se trabalhos que mencionassem essa temática para embasar a fundamentação teórica em artigos, assim como em trabalhos de conclusão, seja de graduação, mestrado e doutorado que abordaram o tema com mais detalhes. Deste modo, por meio dos os avanços da ciência e tecnologia na área da imunologia, Histocompatibilidade e terapia celular, as indicações do TCTH foram ampliadas possibilitando o transplante alogênico não aparentado tornando a terapia celular uma realidade de tratamento ainda mais próximo. Os números no Brasil demonstram o aumento no número de doadores, de receptores e da realização do transplante, assim como da sobrevida dos pacientes que se submetem a esse tratamento e por esse motivo são realizadas campanhas educativas que conscientizam pessoas a se cadastrarem nos bancos de registro. Portanto, é preciso ter uma legislação que garanta a equidade e transparência nas ações relacionadas a realização do transplante.
Descrição: MENEZES, G. P. de G. Artigo de atualização sobre transplante de célula-tronco hematopoiética. 2019. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24640
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geórgia Perpétua de Gusmão Menezes.pdfPDF - Geórgia Perpétua de Gusmão Menezes903.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.