Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24641
Título: Perfil da prática clínica e intervenções farmacêuticas no Brasil: Uma revisão integrativa
Autor(es): Santos, Raquel Késsia Leite
Palavras-chave: Cuidado farmacêutico
Farmacoterapia
Clínica farmacêutica
Data do documento: 3-Jun-2019
Resumo: Desde a instalação do primeiro serviço de farmácia clínica o farmacêutico empenha-se em buscar reconhecimento pela sua competência nos mais amplos níveis de atenção à saúde, principalmente no que diz respeito ao exercício da filosofia clínica. As intervenções farmacêuticas fazem parte da rotina do farmacêutico contemporâneo e geram diversos benefícios para o paciente e também para a equipe multiprofissional. Sendo assim, objetivou se nesse trabalho a avaliação do perfil da prática clínica farmacêutica e das intervenções realizadas por esse profissional no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada a partir da busca de artigos indexados nas bases de dados eletrônicas LILACS e PubMed/MEDLINE e Scielo, no período de 2008-2018. A amostra foi composta por 24 estudos. Observa-se que sudeste e nordeste são as regiões onde mais estudos foram desenvolvidos, e São Paulo e Ceará os principais estados. A maior parte das pesquisas foram realizadas em hospitais, e a maioria dos trabalhos voltou-se para pacientes hipertensos. Em grande parte dos estudos foi realizado acompanhamento farmacoterapêutico com método próprio e classificação de problemas relacionados à farmacoterapia (PRF). As principais intervenções farmacêuticas foram através de medidas farmacológicas como alterações no esquema posológico e terapêutico, seguido por medidas educativas e medidas não farmacológicas voltadas para melhoria na qualidade de vida dos pacientes, sendo principal alvo dessas o profissional prescritor. A prática clínica farmacêutica, bem como as intervenções realizadas demonstram-se importante para garantia da efetividade terapêutica, aumento da adesão ao tratamento, resolução e prevenção de PRF e, até mesmo, redução dos custos com os serviços de saúde.
Descrição: SANTOS, R. K. L. Perfil da prática clínica e intervenções farmacêuticas no Brasil: Uma revisão integrativa. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24641
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Késsia Leite Santos.pdfPDF - Raquel Késsia Leite Santos1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.