Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24648
Título: Itinerário diagnóstico da tuberculose extrapulmonar em município de grande porte do nordeste brasileiro
Autor(es): Menezes, Ana Caroline Cavalcante de
Palavras-chave: Saúde pública
Tuberculose
Diagnóstico diferencial
Data do documento: 14-Nov-2019
Resumo: Introdução: A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium tuberculosis. Globalmente, cerca de 10 milhões de pessoas a cada ano são diagnosticadas com tuberculose, e os casos extrapulmonares compreendem aproximadamente 14% destes. Há consenso na literatura sobre a dificuldade para o diagnóstico da tuberculose nas formas extrapulmonares, porém, pouco se conhece sobre o processo de obtenção do mesmo. Metodologia: Estudo transversal analítico com abordagem qualitativa. A população foi composta por todos os casos de tuberculose extrapulmonar encontrados nos prontuários do Serviço Municipal de Referência em Tuberculose de Campina Grande-Paraíba nos anos de 2017-2018. Os dados quantitativos foram digitados em planilhas do software Excel 2016 e trabalhados estatisticamente de modo a identificar o perfil epidemiológico dos pacientes. Os dados qualitativos foram transcritos na íntegra através do software Word 2016 e analisados de acordo com o referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme Resolução 466/2012. Resultados: Verificou-se a quase equivalência entres os sexos, sendo o feminino (n=10) e o masculino (n=9), idade média de 46,2 anos, etnia branca (n=9), nível de escolaridade médio a alto (n=12), e possuir renda formal (n=12). A modalidade principal de tratamento foi o autoadministrado (n=16), todos foram casos novos (n=19), e o órgão mais acometido foi a pleura (n=6). A maioria (n=9) relatou não haver nenhuma outra comorbidade, seguido por Hipertensão Arterial Sistêmica (n=8), HIV/AIDS (n=2) e outras comorbidades (n=2), alguns tendo relatado ter mais de um agravo. A análise do conteúdo permitiu categorizar em 3 partes: Itinerário diagnóstico; Conhecimento; Percepção da doença. Foi possível perceber que o conhecimento acerca da tuberculose extrapulmonar ainda é incipiente e escasso, o que atrelado a uma situação de estigma e percepção predominantemente negativa da doença culmina no diagnóstico tardio e equivocado. Conclusão: Espera-se que os achados desse estudo possam contribuir com a busca por conhecimento nessa modalidade de tuberculose na comunidade científica, bem como, trazer à compreensão o contexto epidemiológico e socioeconômico dessa doença e a percepção dos doentes ao passo de facilitar o itinerário diagnóstico fortalecendo as ações de rastreamento, diagnóstico precoce e efetividade do tratamento da tuberculose extrapulmonar.
Descrição: MENEZES, A. C. C. de. Itinerário diagnóstico da tuberculose extrapulmonar em município de grande porte do nordeste brasileiro. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24648
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Caroline Cavalcante de Menezes.pdfPDF - Ana Caroline Cavalcante de Menezes552.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.