Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24651
Título: Avaliação da qualidade de vida relacionada a espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais de mulheres privadas de liberdade
Autor(es): Almeida, Anne Caroline Câmara de
Palavras-chave: Qualidade de vida
Mulheres
Prisões
Espiritualidade
Data do documento: 6-Ago-2019
Resumo: Introdução: O sistema penitenciário brasileiro apresenta problemas graves há várias décadas, principalmente quando se trata da população carcerária feminina. São mulheres que vivem em condições desumanas, privadas não apenas da liberdade, mas de muitos direitos que lhes são básicos, como a saúde. Objetivo: Avaliar a relação exercida através da religiosidade, espiritualidade e as crenças pessoais, na qualidade de vida de mulheres privadas de liberdade. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa quantitativa e transversal, realizada em duas penitenciárias femininas do estado da PB. Fizeram parte da amostra da pesquisa, mulheres privadas de liberdade que se encontra em cumprimento de pena em regime fechado. A coleta foi realizada após aprovação no comitê de ética e pesquisa. Para a coleta de dados foi utilizado o instrumento de pesquisa, WHOQOL-SRPB, formado por 32 questões, abordando 8 facetas que analisaram a qualidade de vida. Resultados e Discussão: Diante dos resultados encontrados, trata-se de uma população em sua maioria jovem, solteira e de baixa escolaridade. Através dos resultados obtidos, a maioria das facetas apresentadas pelo instrumento de pesquisa, o WHOQOL, apresentam médias elevadas, variando entre (16,63 e 17,52). As facetas Fé e Esperança e otimismo, apresentaram os maiores escores (19,09 ± 2,40) e (17,86 ± 2,51), respectivamente. Enquanto as faceta Paz interior e Totalidade e integração, os menores valores (13,43 ± 4,18) e (14,43 ± 3,10). O ambiente prisional apresenta condições de vida inadequadas para uma pessoa, porém inúmeras pessoas são submetidas a ele. Esse modo está refletido nos resultados obtidos, em que as mulheres privadas de liberdade buscam nos aspectos religiosidade, espiritualidade e crenças pessoais a força necessária para o enfrentamento da vida na penitenciária. Elas buscam confrontar a situação da privação de liberdade, utilizando os domínios SRPB, pois se trata de um momento difícil de suas vidas e buscam manter o equilíbrio, de sua saúde física e psicológica. Conclusão: Diante o encontrado, podemos inferir que há relação entre a QV e a religiosidade, espiritualidade e crenças pessoais. Que interferem diretamente na vida destas mulheres, oferecendo um conforto e proporcionando a busca de uma vida melhor, mesmo diante das adversidades do local. Além disso, é necessário investir em atividades laborais, que visem diminuir a ociosidade, investir também, na qualificação dos profissionais de saúde, principalmente o enfermeiro, com sua visão holística para o cuidado, poderá ajudar na QV destas mulheres.
Descrição: ALMEIDA, A. C. C. de. Avaliação da qualidade de vida relacionada a espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais de mulheres privadas de liberdade. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24651
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Caroline Câmara de Almeida.pdfPDF - Anne Caroline Câmara de Almeida432.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.