Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24653
Título: Sistematização da assistência de Enfermagem a vítimas de acidentes escorpiônicos – PB
Autor(es): Oliveira, Jonathan Emanuel Lucas Cruz de
Palavras-chave: Escorpionismo
Toxicologia
Sistematização da Assistência de Enfermagem
Assistência de Enfermagem
Data do documento: 11-Jun-2019
Resumo: O quadro de escorpionismo que, ainda é considerado problema de saúde pública, aonde um instrumento como a Sistematização de Assistência em Enfermagem (SAE) vem se tornar uma alternativa para melhoria da segurança e qualidade de assistência prestada ao paciente, também tornando o atendimento mais humanizado. Portanto, o estudo tem como objetivo identificar os principais diagnósticos de enfermagem diante de pacientes vitimados por escorpiões e traçar o perfil epidemiológico das vítimas. Logo, trata-se de um estudo retrospectivo com amostra de n=1235 pacientes atendidos no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes através do Centro de Assistência Toxicologia da cidade de Campina Grande – PB localizado neste hospital. O estudo tem uma abordagem quantitativa. Foi visto que maior parte dos acidentes são de mulheres entre 20 a 40 anos que exercem atividade domiciliar, é na residência maior relato de acidentes como também grande parte relata apenas sintomatologia local, para isso foram levantados dois diagnósticos de enfermagem com resultados e intervenções específicas para os casos. Com isto, visto que devido ao crescente número de acidentados pelo animal se faz necessário ações em saúde com enfoque principalmente para a população mais vulnerável como também cabe a categoria de enfermagem se empoderar da SAE e aplica-la visando um atendimento único, sistemático e organizado a esses pacientes.
Descrição: OLIVEIRA, J. E. L. C. de. Sistematização da assistência de Enfermagem a vítimas de acidentes escorpiônicos – PB. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24653
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jonathan Emanuel Lucas Cruz de Oliveira.pdfPDF - Jonathan Emanuel Lucas Cruz de Oliveira593.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.