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Título: Status cognitivo de idosos residentes na comunidade
Autor(es): Guimarães, Beatriz da Silveira
Palavras-chave: Cognição
Idoso
Envelhecimento
Data do documento: 29-Nov-2019
Resumo: O fenômeno do crescimento da população idosa no mundo todo tem despertado a atenção da comunidade científica. O envelhecimento é um processo natural acometido ao ser humano que traz consigo perdas a nível biológico, psicológico e social. Um dos aspectos afetados durante a velhice é a cognição, cujas limitações são manifestadas de forma particular em cada indivíduo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consistiu em analisar o desempenho cognitivo de idosos urbanos e suas relações com variáveis socioeconômicas. A amostra conteve 508 idosos, de ambos os sexos, residentes na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Utilizou-se um questionário sociodemográfico com questões estruturadas como sexo, idade, estado civil, escolaridade, renda familiar e aposentadoria. A fim de se avaliar o desempenho cognitivo dos participantes, foi utilizado o questionário do Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Foram realizadas análises descritivas e inferenciais (correlação de Spearman e teste qui-quadrado). A média de idade dos idosos participantes foi de 71,16 anos (D.P. = 7,05; mín. = 60; máx. = 92). A amostra foi majoritariamente feminina (N = 408; 80,3%); 20,3% (N = 103) dos idosos nunca foram à escola. A média de anos de escolaridade da amostra foi de 6,39 anos (D.P. = 5,49). A maior porcentagem dos idosos é casada ou vive com companheiro(a) (N = 216; 42,5%), é aposentada (N = 359; 70,7%) e sabe ler e escrever (N = 352; 69,3%). Obteve-se uma média de 23,14 pontos na avaliação do MEEM. Destacaram-se, nesta avaliação, a variável orientação com maior média (M = 9,00; D.P. = 1,36), e a praxia construtiva com menor média (M = 0,50; D.P. = 0,50). Para as variáveis status cognitivo e saber ler e escrever, foi encontrada associação estatisticamente significativa. Dentre os participantes que sabiam ler e escrever, foi demonstrada menor concentração de déficit cognitivo. Encontraram-se correlações estatisticamente significativas positivas entre resultado do MEEM e as variáveis número de anos de escolaridade e renda familiar. Com as variáveis idade e quantos filhos possui, a correlação foi negativa. Escolaridade apresentou correlação estatisticamente significativa com as variáveis atenção/cálculo, linguagem e praxia construtiva. A idade obteve correlações negativas, embora fracas, com todos os domínios e subdomínios do MEEM, mostrando-se como fator de risco para o declínio das funções cognitivas do MEEM. Destaca-se a relevância de estratégias de intervenção e práticas educativas, como um fator de proteção ao idoso, particularmente no que diz respeito às perdas relativas à cognição, no sentido de contribuir para a sua melhor qualidade de vida.
Descrição: GUIMARÃES, B. da S. Status cognitivo de idosos residentes na comunidade. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24655
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