Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24662
Título: Termografia infravermelha aplicada a diferentes técnicas de obturação endodôntica
Autor(es): Araújo, Débora Ketley Martins de
Palavras-chave: Termografia
Endodontia
Radiologia
Obturação do Canal Radicular
Data do documento: 27-Nov-2019
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar técnicas de obturação endodôntica por meio de termografia infravermelha, observando as variações de temperatura na porção radicular do dente. A amostra do estudo consistiu em 30 pré-molares inferiores unirradiculares submetidos a análise termográfica, divididos em 3 grupos de 10 dentes referentes as três diferentes técnicas de obturação avaliadas: Técnica de Condensação Lateral (CL), Técnica de Compactação Termomecânica (TE) e a Técnica de Cone Único (CN). A análise térmica foi realizada durante a obturação dos dentes utilizando uma câmera térmica FLIR T650sc a uma distância de 30cm, com o dente posicionado em um suporte para evitar possíveis trocas de calor durante a manipulação. Foram feitas imagens termográficas ortorradiais dos dentes a cada 15s, iniciando antes da execução das técnicas de obturação até o momento de total resfriamento após a obturação. A câmera foi posicionada durante as técnicas de obturação de modo a adquirir a temperatura da superfície radicular e instrumentos operatórios. A análise estatística foi realizada de forma descritiva e inferencial, utilizando o teste Qui-quadrado de Pearson. Em relação às médias de temperatura durante a execução das obturações, a maior variação de temperatura foi vista na TE, entretanto não houve diferença estatística significativa (p>0,05). Durante o momento de obturação, obteve-se a maior temperatura no terço cervical em todos os métodos de obturação. O tempo médio de obturação variou entre 2,4 min a 5,6 min. Já o tempo de resfriamento após a obturação variou entre 5,6 min a 9,5 min, sendo a TE a de menor tempo e a CL a de maior tempo para ambos os casos. Os métodos utilizados permitiram avaliar de uma forma eficiente os aumentos de temperatura nas três técnicas, dessa forma foi constatado que o aumento de temperatura na superfície da raiz não é prejudicial e nem causa danos ao periodonto e estruturas de suporte dentário.
Descrição: ARAÚJO, D. K. M. de. Termografia infravermelha aplicada a diferentes técnicas de obturação endodôntica. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24662
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Ketley Martins de Araújo.pdfPDF - Débora Ketley Martins de Araújo1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.