Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24666
Título: Fibroma odontogênico central em mandíbula – Relato de caso
Autor(es): Xavier, Maria Letícia Oliveira
Palavras-chave: Tumores odontogênicos
Mandíbula
Fibroma odontogênico central
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O fibroma odontogênico central (FOC) é uma neoplasia benigna mesenquimal rara, representando menos de 5% de todos os tumores odontogênicos, com ampla distribuição em relação à idade dos pacientes. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de FOC localizado em mandíbula e discutir aspectos relacionados à etiopatogênese, características clinicopatológicas, diagnóstico diferencial e tratamento da lesão. Paciente do sexo feminino, 60 anos de idade, foi encaminhada para avaliação de um aumento de volume indolor e de crescimento lento, localizado em mandíbula. Ao exame intraoral, verificou-se um discreto aumento de volume, de limites pouco precisos, estendendo-se da região posterior do corpo ao ramo da mandíbula, do lado esquerdo, recoberto por mucosa íntegra. Exame de tomografia computadorizada demonstrou lesão hipodensa unilocular de limites bem definidos, com focos hiperdensos em seu interior, associada ao dente 38 não irrompido. A lesão, medindo aproximadamente 4,5 cm de diâmetro, provocava adelgaçamento de corticais ósseas. Sob a hipótese diagnóstica de tumor odontogênico epitelial calcificante, foi realizada uma biópsia incisional. A análise histopatológica revelou tecido conjuntivo fibroso moderadamente celularizado, com fibras colágenas organizadas de forma predominantemente densa. Em áreas do tecido conjuntivo, destacava-se a presença de ocasionais ilhas e cordões de epitélio odontogênico aparentemente inativo. Com base nesses achados, foi estabelecido o diagnóstico de FOC. O tratamento consistiu na enucleação da lesão e curetagem do osso periférico, com remoção dos dentes associados. Nenhum sinal de recorrência foi observado após 14 meses de excisão cirúrgica. A paciente permanece em acompanhamento clínico e radiográfico.
Descrição: XAVIER, M. L. O. Fibroma odontogênico central em mandíbula – Relato de caso. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24666
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Letícia Oliveira Xavier.pdfPDF - Maria Letícia Oliveira Xavier1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.