Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24667
Título: A importância do uso da argila na fabricação de cosméticos
Autor(es): Araújo, Thaíse Guerra
Palavras-chave: Argilas cosméticas
Bentonita
Máscaras argilosas
Data do documento: 12-Dez-2019
Resumo: A natureza, dentre tantos benefícios aos humanos, principalmente no aspecto terapêutico, se apresenta também como uma alternativa para os procedimentos estéticos e da beleza, oferecendo aos profissionais do ramo a certeza do sucesso esperado e aos usuários a satisfação do tratar, nutrir, desintoxicar, revitalizar. Dentre os “produtos cosméticos” utilizados para promover beleza, saúde, bem estar e benefícios à pele, as argilas são consideradas os mais antigos, por serem ricas em minerais promovendo uma troca de eletrólitos quando em contato com a pele. São esses minerais encontrados nas argilas que potencializam os efeitos benéficos à pele de acordo com a concentração definida, podendo promover o efeito cicatrizante, esfoliante, estimulante e absorvente. O uso terapêutico das argilas também despertou o interesse das indústrias farmacêuticas e uso em clínicas. O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância da argila no uso cosmético. A pesquisa foi exploratória através de uma pesquisa bibliográfica seguindo recomendações da ABNT (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS),e a NR 6023 que ordena os aspectos éticos de citações. O estudo mostra que as máscaras argilosas tem oferecido resultados potenciais, desde que sejam usadas para cada estudo das características da pele e tratamento, o tipo certo de argila, respeitando as orientações dos òrgãos reguladores que proibem o uso interno de argilas.
Descrição: ARAÚJO, T. G. A importância do uso da argila na fabricação de cosméticos. 2019. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24667
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaíse Guerra Araújo.pdfPDF - Thaíse Guerra Araújo817.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.