Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24669
Título: Desenvolvimento de filme de amido de pitomba (Talisia esculenta) reforçado com nanocristais de amido de jaca (Artocarpus heterophyllus L.) para aplicação como curativo
Autor(es): Fernandes, Igor Maciel da Costa
Palavras-chave: Nanocristais
Filme de amido
Biopolímeros
Feridas cutâneas
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O emprego de facilitadores da cicatrização de feridas se mostra como uma alternativa promissora no tratamento dessas lesões, tornando-os alvos de investigações no desenvolvimento de novos biomateriais com enfoque na medicina regenerativa. Os biopolímeros são a classe de materiais que tem se destacado na produção destes biomateriais. Com base nisso, o objetivo deste trabalho foi produzir filmes de amido de Pitomba (Talisia esculenta) reforçados com nanocristais de amido de Jaca (Artocarpus heterophyllus L.) para aplicação como curativo. O amido de pitomba foi obtido por meio da trituração dos caroços, previamente tratados, com água destilada, seguida da filtração da suspensão, decantação e liofilização. Os nanocristais foram produzidos através de hidrólise ácida do amido de jaca obtido no laboratório CERTBIO/UAEMa/UFCG. Os filmes foram elaborados através da mistura do amido com água e glicerol na concentração de 40% (em relação à massa de amido) e os nanocristais foram adicionados como agente de reforço. Para caracterização, foram realizadas análises por Espectroscopia na Região do Infravermelho por Transformada de Fourier (FTIR), Difração de raios-X (DRX), Calorimetria Diferencial Exploratória (DSC), propriedades mecânicas, e por intumescimento. Os filmes apresentaram uma boa transparência, uniformidade, fácil manuseabilidade, entretanto, houve formação de pequenas bolhas na superfície dos filmes reforçados. Os nanocristais influenciaram a espessura do filme reforçado, contudo, ambos apresentaram valores desejáveis para curativos. O FTIR apresentou bandas de absorção características do amido utilizado. O DRX apresentou picos de maior intensidade e um aumento no índice de cristalinidade dos nanocristais em comparação aos resultados do amido de jaca nativo. O DSC demonstrou que a adição dos nanocristais diminuiu a temperatura de fusão do filme. Entretanto, o filme reforçado apresentou alterações nos valores de tensão de ruptura e módulo de Young e um aumento da porcentagem de alongamento, como também, um maior índice de absorção em todas as soluções de intumescimento. Os filmes reforçados obtiveram melhores resultados na grande maioria das análises, tornando-o mais atrativo do ponto de vista biomédico, devido possuir características promissoras para aplicação como curativo de feridas cutâneas.
Descrição: FERNANDES, I. M. da C. Desenvolvimento de filme de amido de pitomba (Talisia esculenta) reforçado com nanocristais de amido de jaca (Artocarpus heterophyllus L.) para aplicação como curativo. 2019. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24669
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Igor Maciel da Costa Fernandes.pdfPDF - Igor Maciel da Costa Fernandes1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.