Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24675
Título: Conhecimentos de enfermeiros sobre alimentação infantil
Autor(es): Rosa, Priscila Gabriela Rodrigues
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde
Saúde da criança
Nutrição da criança
Saúde pública
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Objetivos: avaliar os conhecimentos de enfermeiros sobre alimentação infantil e comparar os resultados segundo a participação do profissional em curso de capacitação em nutrição. Métodos: estudo transversal desenvolvido com 54 enfermeiros de nove municípios da Paraíba. Aplicou-se teste de conhecimento com questões sobre alimentação infantil e recomendações de suplementação das crianças menores de 5 anos de idade no Brasil. Utilizou-se estatística descritiva e Teste Exato de Fisher com significância de 5% para verificar diferenças nos conhecimentos segundo a participação do enfermeiro em treinamento na área de nutrição. Resultados: o conhecimento dos enfermeiros sobre a alimentação infantil apresentou deficiências, principalmente em questões relacionadas à alimentação complementar e a condutas preconizadas quando a criança está doente, sendo algumas das questões associadas à participação do profissional em treinamento prévio na área de nutrição. O conhecimento sobre as idades recomendadas para a suplementação com micronutrientes foi considerado inadequado. Conclusões: nos conhecimentos sobre alimentação infantil de enfermeiros ressaltam-se insuficiências, notadamente os aspectos relativos à alimentação complementar e no caso de adoecimento. A capacitação em nutrição contribui para ampliação do conhecimento de enfermeiros sobre alimentação infantil. Sugere-se a necessidade de treinamento desses profissionais da saúde.
Descrição: ROSA, P. G. R. Conhecimentos de enfermeiros sobre alimentação infantil. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24675
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Gabriela Rodrigues Rosa.pdfPDF - Priscila Gabriela Rodrigues Rosa787.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.