Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24677
Título: Tuberculose extrapulmonar: Análise clínica-epidemiológica e de fatores associados a situação de encerramento
Autor(es): Silva, Alexsandra Antonio da
Palavras-chave: Tuberculose
Perfil epidemiológico
Saúde pública
Data do documento: 14-Nov-2019
Resumo: Introdução: A tuberculose é causada pelo bacilo Mycobacterium Tuberculosis que infecta principalmente os pulmões, mas pode afetar qualquer outro órgão, sendo denominada nesses casos de tuberculose extrapulmonar. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico da tuberculose extrapulmonar e fatores associados a situação de encerramento do tratamento. Metodologia: Estudo transversal analítico com abordagem quantitativa. A população foi constituída de todos os casos de tuberculose extrapulmonar notificados nos anos de 2017 e 2018. A coleta de dados foi realizada em setembro de 2019 através do banco de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba. A análise dos dados foi realizada pelo IBM SPSS Statistics versão 20.0, com cálculo de tendência central, variabilidade, frequência relativa e absoluta, e teste de associação qui quadrado de Pearson e teste exato de Fisher. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa conforme Resolução 466/2012. Resultados: O perfil analisado foi de pessoas do sexo masculino, média de 38,9 anos, ensino médio completo e caso novo. As formas clínicas mais prevalentes foram a ganglionar e pleural. Verificou-se associação estatisticamente significante entre o abandono do tratamento e as seguintes comorbidades e agravos: AIDS, diabetes, alcoolismo, tabagismo e uso de drogas ilícitas. Testagem de HIV positiva e reingresso após abandono também estavam estatisticamente associadas ao abandono do tratamento da tuberculose extrapulmonar. Conclusão: O perfil observado no estudo difere do que estudos internacionais demonstram. As limitações do estudo advieram da literatura científica escassa e o preenchimento inadequado do banco de dados.
Descrição: SILVA, A. A. da. Tuberculose extrapulmonar: Análise clínica-epidemiológica e de fatores associados a situação de encerramento. 2019. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24677
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexsandra Antônio da Silva.pdfPDF - Alexsandra Antônio da Silva459.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.