Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24680
Título: Dificuldades na adesão ao tratamento não farmacológico em idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica da Universidade Aberta a Maturidade: Um relato de experiência
Autor(es): Barbosa, Valeska Anastacia Porto
Palavras-chave: Envelhecimento
Idoso
Hipertensão Arterial Sistêmica
Vida saudável
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência fruto das minhas vivências como extensionista de enfermagem no projeto “promoção à saúde através de ações educativas para idosos na UAMA. Ao longo do projeto observou-se a dificuldade dos idosos portadores de Hipertensão Arteiral Sistêmica aderir ao tratamento não farmacológico.Teve como objetivo relatar experiências vivenciadas quanto à adesão do tratamento não farmacológico por parte dos idosos portadores de HAS em um projeto de extensão desenvolvido na Universidade Aberta a Maturidade, bem como descrever as ações desenvolvidas no projeto para incentivar a aceitação ao tratamento não farmacológico por parte dos idosos. O presente estudo, trata-se de um relato de experiência de caráter descritivo, com abordagem qualitativa das vivencias de uma extensionista no projeto acima citado. Os resultados esperados destacou-se o quanto as mudanças no estilo de vida podem contribuir de maneira positiva para o controle da pressão arterial. A Hipertensão Arterial Sistêmica é um problema de caráter púbico e que afeta consideravelmente idosos, assim, viu-se a necessidade de promover o tratamento não farmacológico como forma de incluir outros meios de redução dos níveis pressóricos.constatou-se que os idosos da UAMA, o que aceitaram aderir ao tratamento não farmacológico conseguiram diminuir consideravelmente seus níveis pressóricos.
Descrição: BARBOSA, V. A. P. Dificuldades na adesão ao tratamento não farmacológico em idosos portadores de hipertensão arterial sistêmica da Universidade Aberta a Maturidade: Um relato de experiência. 2019. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24680
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valeska Anastácia Porto Barbosa.pdfPDF - Valeska Anastácia Porto Barbosa516.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.