Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24681
Título: Levantamento etnobotânico em comunidades sitieiras do interior paraibano: Uma perspectiva de resgate da medicina popular
Autor(es): Carvalho, Beatriz Ferreira de
Palavras-chave: Saberes tradicionais
Etnoespécies
Plantas medicinais
Etnobotânica
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Desde os seus primórdios o homem utiliza os recursos da natureza para sua sobrevivência e bem-estar, mantendo uma relação homem-natureza, que é refletida e acumulada em forma de saberes, influenciados por suas crenças, culturas e experiências. Sabendo da importância dessa relação o presente trabalho buscou investigar comunidades tradicionais siteiras do interior da Paraíba, a fim de analisar se estas comunidades têm avançado junto a medicina moderna deixando as práticas tradicionais se perderem ou se as mesmas ainda se mantem vivas, além de fazer um levantamento das etnoespécies medicinais utilizadas pelas comunidades, bem como as suas formas de preparo. Ao todo foram entrevistadas 30 famílias por meio de questionários semiestruturados, sendo dez famílias para cada comunidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e quantitativo, sendo adotado o cálculo de valor de uso, expresso pela formula: VU=∑U/n. Os resultados evidenciaram a prevalência de 52 espécies com propriedades medicinais sendo as mais populares entre as comunidades Lippia alba (Mill.) N.Br. e Cymbopogon citratus (DC) Stapf. Ainda sobre a predominância das espécies nas comunidades sobressaem-se: Foeniculon vulgare L., Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng. e Mentha piperita L; nas comunidades Manguape, Soares e Cachoeirinha dos Torres, respectivamente. Entre as diversas formulações evidencia-se o chá como forma de preparo mais comum, destacando-se as folhas como as partes mais utilizadas nos preparos. Identificou-se ainda que as práticas e os saberes tradicionais se mantêm arraigados entre os mais idosos, já nos mais jovens esses são observados discretamente, pois estes têm sido influenciados pelas mudanças de vida, pela medicina moderna, e a facilidade ao acesso a medicamentos industrializados, deixando se perder os conhecimentos tradicionais que seriam repassados as futuras gerações, ameaçando a permanência da medicina popular.
Descrição: CARVALHO, B. F. de. Levantamento etnobotânico em comunidades sitieiras do interior paraibano: Uma perspectiva de resgate da medicina popular. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24681
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Beatriz Ferreira de Carvalho.pdfPDF - Beatriz Ferreira de Carvalho1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.