Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24682
Título: Aplicação do questionário NEI VFQ-25 na consulta de Enfermagem em extensão universitária
Autor(es): Araújo, Nathália Thays Jatobá
Palavras-chave: Saúde ocular
Acuidade visual
Consulta de Enfermagem
Data do documento: 5-Nov-2019
Resumo: O número de pessoas cegas e com deficiência visual subnormal é preocupante, o Brasil apresenta um dos menores índices dessa deficiência na sua forma evitável. No entanto, ainda é preciso fazer mais visto que o número de oftalmologistas no país ainda é deficiente. A estratégia de utilizar questionários que abordem a qualidade ocular por outros profissionais, como o NEI VFQ-25, podem mensurar a necessidade desses usuários necessitarem ou não de uma consulta específica levando em consideração a qualidade de sua saúde ocular. O objetivo desse estudo foi analisar as condições de saúde e qualidade ocular de pessoas com visão subnormal durante a consulta de enfermagem. Trata-se de um estudo exploratório, transversal, com abordagem quantitativa realizado durante extensão universitária, com pacientes atendidos em setores de neurologia e cardiologia, em uma clínica escola de fisioterapia, com idade maior que 18 anos e visão subnormal. Na análise dos 32 participantes não foi verificado discrepância entre os sexos, 18 participantes apresentaram idade maior que 60 anos. Na avaliação do estado de saúde 82,5% apresentaram índices normais de pressão arterial. Dos participantes, 4 indivíduos ainda que com visão subnormal apresentaram acuidade visual de 100% na escala de Snellen com a sua melhor correção, 41% considerou sua saúde ocular como regular, 59% afirmaram não sentir desconforto nos olhos. Dado o exposto, nenhum dos participantes demandaram a necessidade de um encaminhamento para uma consulta oftalmológica especializada. A aplicação do questionário NEI VFQ-25 aliada ao teste de Snellen tendem a traçar um perfil da qualidade ocular desse paciente. Pois tem-se a junção dos dados subjetivos que o próprio questionário traz com o teste que faz uma abordagem objetiva da qualidade do olho de identificar contornos e formas (acuidade visual). Ambos os testes possuem baixo custo e rápida aplicação podendo ser adotados na consulta de Enfermagem para orientar o paciente diante dos achados e encaminhar ao oftalmologista quando necessário.
Descrição: ARAÚJO, N. T. J. Aplicação do questionário NEI VFQ-25 na consulta de Enfermagem em extensão universitária. 2019. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/24682
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nathália Thays Jatobá Araújo.pdfPDF - Nathália Thays Jatobá Araújo2.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.